Karlos Thotta

Com livros, nenhuma ilha será deserta

Publicado em sexta-feira, dezembro 7, 2018 ·

A MAIOR INVENÇÃO DA HUMANIDADE TEM BILHÕES DE USUÁRIOS E É RESPONSÁVEL POR TODOS OS CONHECIMENTOS QUE SE ACUMULARAM AO LONGO DOS SÉCULOS, GERANDO TODAS AS CONQUISTAS DOS SERES HUMANOS.

Quando o assunto é Cultura, costumeiramente pergunta-se a alguém que livro ele, ou ela, levaria para uma ilha deserta.

Tal pergunta parece especular que esta pessoa, numa ilha deserta, estaria hospedada num luxuoso hotel tendo todas as suas diárias pagas para apenas ler, cochilar, comer, beber e voltar à leitura do livro escolhido.

Nos filmes e livros que trataram do assunto, o personagem, que habita essa tal ilha, precisa trabalhar durante todo o tempo disponível que ele tem.

Além do mais, a pergunta não é realista e poderia ter sido esta: que livro você levaria se fosse possível ler, e compreender, um pequeno trecho todas as tardes antes do pôr do Sol?

Esperava-se que as respostas espirituosas logo surgiriam, pois alguém poderia dizer que levaria o livro intitulado Técnica para Construir Jangadas! Outra pessoa poderia dizer que levaria o livro Sobrevivência numa Ilha Deserta!

Uma obra literária é escrita aos poucos para compor as suas partes ou capítulos. Assim, também deve ser a leitura: em pequenas partes e grandes atenções para fixar o entendimento sobre os assuntos que poderão ser as chaves para a apreciação tão desejada pelo escritor, o editor e amante cultural do conhecimento.

A leitura na ilha deserta parece dizer que todo livro deveria ser implacavelmente lido sem distrações, sem mudanças de assuntos e sem misturas com as leituras de outros tipos.

Assim, o leitor voltaria para a primeira página para reler tudo, pois a segunda leitura de um bom livro é sempre mais saborosa do que a primeira, embora muita gente precise naufragar numa ilha deserta para perceber esta doce verdade.

A MAIOR INVENÇÃO DA HUMANIDADE TEM BILHÕES DE USUÁRIOS E É RESPONSÁVEL POR TODOS OS CONHECIMENTOS QUE SE ACUMULARAM AO LONGO DOS SÉCULOS, GERANDO TODAS AS CONQUISTAS DOS SERES HUMANOS.

 

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS












INFORMA BREJO


INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627