Com J. César inspirado, Corinthians bate Bahia e assume a ponta

Publicado em quinta-feira, junho 30, 2011 ·

chicãoCom grande atuação do goleiro Júlio César, o Corinthians conseguiu segurar a forte pressão do Bahia e conseguiu assumir a liderança do Campeonato Brasileiro mesmo com uma partida a menos. Nesta quarta-feira, no Estádio do Pituaçu, a equipe paulista contou com gol de Chicão por 1 a 0, em jogo válido pela sétima rodada.

gol aconteceu em cobrança de pênalti, aos 12min do 1º tempo. Liedson desarmou o zagueiro Paulo Miranda, recebeu passe de Jorge Henrique e foi derrubado na área pelo goleiro Marcelo Lomba. Chicão deu um toque no meio do gol e marcou o tento que colocar o clube alvinegro na liderança do Campeonato Brasileiro.

A partida marcou a estreia do meia Alex pelo Corinthians. O jogador entrou no segundo tempo no lugar do meia Danilo, que não repetiu as duas últimas atuações – contra Fluminense e São Paulo. O volante Edenílson jogou pela primeira vez como titular, no lugar do suspenso Paulinho.

O técnico René Simões encontrou dificuldades para escalar o Bahia para o jogo desta quarta-feira. O treinador não pôde escalar o atacante Jobson, suspenso, o meia-atacante Carlos Alberto e o centroavante Souza, suspensos, e o lateral Dodô, o meia Boquita e o meia-atacante Lulinha que pertencem ao Corinthians e não poderiam jogar por uma cláusula.

Com o triunfo em Salvador e a derrota do São Paulo no Morumbi para o Botafogo por 2 a 0, o Corinthians assumiu a primeira posição do Brasileiro com 16 pontos e uma partida a menos que os rivais. Como no domingo acontecerá a estreia da Seleção Brasileira na Copa América, contra a Venezuela, não acontecerá rodada do Campeonato Brasileiro no fim de semana. Assim, as equipes voltam a campo na próxima quarta-feira. Às 19h30 (de Brasília), o Bahia enfrenta o Avaí no Estádio da Ressacada. Já o Corinthians recebe o Vasco, às 21h50 (de Brasília), no Pacaembu.

O jogo

Empolgado com o apoio da torcida, o Bahia começou a partida bem, marcando o Corinthians – que tentava tocar a bola – no campo de ataque. Logo no primeiro minuto, o lateral esquerdo Ávine avançou e cruzou para a área. Júlio César se antecipou bem ao atacante Júnior e socou a bola para longe.

Júnior conseguiu finalizar aos 5min. O atacante arrancou pela meia direita e finalizou forte de fora da área, chuta forte e a bola sai perto da trave. Dois minutos depois, o Bhia voltou a chegar pelo lado do campo. Jancarlos cruzou da direita, o goleiro Júlio César deixou a bola passar porque vinha alta. De repente ela caiu e quase enganou o arqueiro corintiano.

O Corinthians apostou nos primeiros minutos no toque de bola para acalmar a pressão do time tricolor. Porém quando chegou no ataque, sempre foi perigoso. Ralf aproveitou rebote de escanteio e finalizou da entrada da área. A bola passou com muito perigo rente à trave, aos 9min.

Assim como aconteceu na vitória por goleada do clássico do último domingo contra o São Paulo, o Corinthians soube aproveitar as falhas da zaga adversário. Aos 12min, Liedson roubou a bola do zagueiro Paulo Miranda e tocou para Jorge Henrique. O camisa 23 devolveu para o centroavante, que tirou dentro da área Marcelo Lomba. Desgovernado, o goleiro acertou o corintiano e o árbitro Sandro Meira Ricci marcou pênalti.

Com extrema frieza, o zagueiro Chicão deu apenas um “tapa” na bola, que entrou no meio do gol para desespero de Marcelo Lomba. Com o resultado parcial no Pituaçu e no Morumbi – São Paulo perdia para o Botafogo – o Corinthians assumia de forma provisória a liderança do Campeonato Brasileiro.

Na estreia como titular pelo time paulista, o volante Edenílson se apresentou bem na marcação e na saída em velocidade para o campo de ataque. Aos 18min, o jogador tabelou com Jorge Henrique na entrada da área, ajeitou para o pé esquerdo, mas chutou muito fraco, facilitando para a fácil defesa de Marcelo Lomba.

O Bahia respondeu rapidamente, aos 19min, e mais uma vez em bola alçada para a área. Gabriel cruzou do lado direita e Júnior ganhou no alto para cabecear a bola. A finalização do centroavante saiu com muito perigo. Quatro minutos, a bola para a área veio do lado esquerdo e Gabriel cabeceia para defesa de Júlio César.

Mais cauteloso, o Corinthians passou a marcar bem as jogadas pelo lado do Bahia. Com Liedson isolado na frente, a equipe até conseguia chegar no ataque, mas causar perigo a defesa baiana. Destaque nas primeiras partidas, Willian sofreu com os avançou de Ávine e não conseguiu ser efetivo no ataque.

Depois de falhar no gol corintiano, o zagueiro Paulo Miranda quase se redimiu aos 33min. Jancarlos recebeu passe na direita e cruzou para a área. O defensor subiu bem, mas finalizo para fora. No minuto seguinte, Júnior passou por Edenílson e arrematou por cima do gol.

Com toques curtos no meio-campo, os jogadores do Corinthians segurou a posse de bola na espera do apito final do primeiro tempo. Já aos 42min, o técnico René Simões alterou o Bahia ao trocar um lateral direito por outro: Marcos na vaga de Jancarlos.

A pressão baiana não aconteceu no começo do segundo tempo. Pelo contrário, o Corinthians voltou muito melhor no Pituaçu. Aos 2min, Fábio Santos chutou em cima da marcação após receber passe de Jorge Henrique, para desespero de Liedson, que estava livre no meio da área. No ataque seguinte, o lateral tocou para o camisa 9 no pivô, mas o artilheiro corintiano não conseguiu tabelar.

O Bahia não conseguia ter a posse de bola. Aos 5min, a zaga do Bahia tentou afastar perigo do campo de defesa, mas Jorge Henrique conseguiu cortar de cabeça. A bola sobrou livre para Liedson na área, que chutou de primeira para grande defesa de Marcelo Lomba. A bola continuou no campo de ataque e foi a vez de Willian desperdiçar oportunidade. Edenílson fez grande jogada pela direita e cruzou. O jovem atacante pegou de primeira e o arremate saiu por cima do gol.

Na primeira vez que chegou ao ataque no segundo tempo, o Bahia parou no goleiro Júlio César. Gabriel avançou pela direita, conseguiu passar pela marcação e cruzou para a área. Júnior subiu bonito no meio da área e cabeceou com estilo, mas o arqueiro da equipe paulista foi ainda melhor e fez ótima defesa ao espalmar para escanteio.

Devido ao domínio corintiano, o técnico René Simões resolveu alterar mais uma vez o Bahia. Em substituição ousada, o meia Maranhão entrou no lugar do lateral esquerdo Ávine. Tite também decidiu mudar o time alvinegro. O meia Alex estreou no Corinthians ao substituir Danilo, que teve atuação apagada.

A troca da equipe tricolor surtiu efeito e o Bahia passou a pressionar com o apoio da torcida. Aos 19min, Marcone resolveu arriscar falta de muito longe. O volante pegou muito bem na bola e soltou uma pancada. Júlio César voltou a salvar o Corinthians ao espalmar para escanteio. A pressão do time mandante também se deu devido aos erros de passe do clube paulista.

O goleiro Júlio César coroou a sua grande atuação em duelos com os jogadores do Bahia em cobranças de falta. Aos 29min, Marcos bateu colocada da entrada da área o camisa 1 espalmou para escanteio com ótima defesa. Três minutos depois, Marcone bateu mais uma vez de longe para nova defesa de Júlio César.

O Bahia conseguiu ainda marcar o gol de empate aos 34min, mas a arbitragem foi muito bem e anulou o lance. Marcos cruzou na área em cobrança de falta e Fahel se antecipou ao goleiro para cabecear para as redes, mas estava bem à frente da linah de impedimento.

Bahia 0 x 1 Corinthians

Gols
Corinthians: Chicão aos 13min do 1º tempo

Bahia
Marcelo Lomba; Jancarlos (Marcos), Paulo Miranda, Danny Morais e Ávine (Maranhão); Marcone, Diones, Fahel e Ricardinho (Nikão); Gabriel e Júnior
Técnico: René Simões

Corinthians
Júlio César; Wélder, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf e Edenílson; Willian (Emerson), Danilo (Alex) e Jorge Henrique; Liedson (Moradei)
Técnico: Tite

Cartões Amarelos
Bahia: Jean e Nicão
Corinthians: Danilo, Ralf e Chicão

Árbitro
Sandro Meira Ricci (DF)

Local
Estádio do Pituaçu, Salvador (BA)

Terra

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627