Com incentivo da prefeitura, agricultores de Remígio aumentam produção em 30%

Publicado em sábado, Março 17, 2012 ·

O município de Remígio, no curimataú paraibano, destacou-se nas décadas de 70 e 80 na produção de sisal, algodão, milho e feijão. Com a diminuição do valor de mercado das duas primeiras culturas, o êxodo rural, a falta de uma política de reforma agrária e de valorização dos pequenos agricultores, esta produção foi praticamente extinta, já as duas últimas continuaram, porém, em menor escala.

Esta realidade vem se modificando aos poucos graças ao trabalho da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente que está assistindo aos agricultores, fortalecendo parcerias com os sindicatos e as associações e dando condições para a fixação do homem no campo, oferecendo transporte escolar gratuito para toda a zona rural, 100% de cobertura pelo Programa Saúde da Família, abastecimento de água através de carros, perfuração de 25 poços artesianos, melhorias nas estradas e a construção e reforma de diversos açudes e barreiros. Mais de seis mil horas de trator auxiliaram o corte de terras nos assentamentos, bem como, nas pequenas propriedades desde o início do atual governo; dez toneladas de sementes selecionadas foram distribuídas, contribuindo para o aumento da produção que tem grande parte comprada pela prefeitura e utilizada na merenda escolar, trazendo mais saúde e qualidade para a mesa dos alunos.

Logo ao assumir a prefeitura, uma das primeiras providências tomadas pelo prefeito Cláudio Régis foi regularizar o “Garantia Safra” que assegura ao produtor o ressarcimento por qualquer prejuízo em sua produção, tirando ainda, o município da inadimplência.

De acordo com Fernando Lima Carneiro, secretário municipal da pasta, Remígio não tem recebido nenhum incentivo por parte do governo estadual: “embora o Secretário Estadual de Agropecuária e Pesca da Paraíba seja de nossa cidade, a mais de um ano enviei ofício reivindicando algumas melhorias e recebi o silêncio como resposta, nem na época da crise de água que enfrentamos entre fevereiro e abril do ano passado escutamos sequer um pronunciamento a nosso favor”. Segundo Fernando, todo o investimento na agricultura do município é feito com recursos próprios. Dados dos órgãos ligados a agricultura no município confirmam que Remígio teve um aumento de 30% em sua produção nos últimos anos.

Júnior Cezar para o Focando a Notícia

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627