Com gol do “fotógrafo” Borges, Santos bate Ceará e volta a vencer

Publicado em domingo, agosto 7, 2011 ·

borgesO Santos conseguiu superar neste domingo a série de três derrotas consecutivas no Campeonato Brasileiro e deixou, provisoriamente, a zona de rebaixamento da competição. No Pacaembu, e desfalcado do suspenso atacante Neymar, o time campeão da Libertadores venceu o Ceará por 1 a 0 pela 15ª rodada e viu Borges inovar na comemoração do gol do triunfo: o camisa 9 pediu emprestada uma câmera a um fotógrafo na beira do campo e clicou imagens da torcida alvinegra.

Antes de superar o Ceará, o Santos amargava uma série negativa iniciada na eletrizante derrota por 5 a 4 para o Flamengo, na Vila Belmiro. Depois, os comandados de Muricy Ramalho sofreram um gol no minuto final na Arena da Baixada e perderam por 3 a 2 para o Atlético-PR. No meio de semana, Neymar foi anulado pelo marcador Dedé, e o Vasco venceu por 2 a 0 no Rio de Janeiro.

Único homem de frente no esquema 4-5-1 do Santos, que contou com os estreantes Leandro Silva e Henrique, Borges garantiu a vitória santista aos 31min do primeiro tempo. Lançado por Elano, Arouca invadiu a área do Ceará pela direita e bateu cruzado; Diego espalmou, e o camisa 9 apareceu na pequena área para empurrar às redes e festejar seu oitavo gol na competição nacional – apenas um a menos que o flamenguista Ronaldinho, artilheiro com nove.

Com três jogos a menos que a maioria das partidas no Brasileiro, o Santos chegou neste domingo aos 14 pontos ganhos e deixou, provisoriamente, a 18ª colocação da tabela e subiu para a 16ª, mas ainda depende dos jogos das 18h30 para manter a posição. Já o Ceará, estacionado com 18 e agora há três jogos sem vencer, segue em 12º.

Antes de Borges definir a vitória santista, a equipe de Muricy já controlava a partida, mas encontrava dificuldades para conseguir se livrar da apertada marcação do Ceará. Até o camisa 9 abrir o marcador, a melhor oportunidade do time mandante no Pacaembu havia saído dos pés do criticado Elano, em cobrança de falta defendida por Diego.

Depois do gol de Borges, o Santos repetiu uma boa jogada pelo lado direito do gramado, por onde Elano passou a atuar como lateral após a troca de Leandro Silva por Diogo. O camisa 8 tocou de letra para Arouca, que cruzou rasteiro na pequena área para Paulo Henrique Ganso. O camisa 10, porém, pegou muito mal na bola e jogou por cima do travessão, desperdiçando uma ótima oportunidade aos 39min.

O segundo tempo foi mais equilibrado no Pacaembu, e logo de cara duas boas oportunidades foram criadas. Primeiro foi o Ceará, que arriscou de longe e levou perigo ao gol de Rafael a 1min; em seguida, Elano municiou Borges, que finalizou contra o corpo do zagueiro Fabrício e assustou Diego. Não demorou muito para Elano arriscar um belo chute a gol e obrigar o arqueiro visitante a fazer uma bela defesa.

Em uma segunda etapa marcada por bastantes disputas pela bola no meio de campo e poucas jogadas de efetivo perigo, o Santos soube se segurar no gramado – ainda mais depois de Muricy sacar Borges para colocar o zagueiro Bruno Aguiar – e comemorar o quarto resultado positivo na competição.

Embora a 16ª rodada do Brasileiro seja realizada apenas no próximo final de semana, os dois times voltarão a campo na quarta-feira, por diferentes competições. Às 19h30 (de Brasília), o Ceará recebe o São Paulo no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela Copa Sul-Americana. Já o Santos retorna ao Pacaembu às 21h50 para o clássico contra o Corinthians, em duelo adiado da quinta rodada do torneio nacional.

Santos 1 x 0 Ceará

Gols
Santos:
Borges, aos 31min do 1º tempo

Santos: Rafael; Leandro Silva (Diogo), Edu Dracena, Durval e Pará; Arouca, Ibson (Adriano), Henrique, Elano e Paulo Henrique Ganso; Borges (Bruno Aguiar). Técnico: Muricy Ramalho.

Ceará: Diego; Boiadeiro (Felipe Azevedo), Fabrício, Anderson Luís e Egídio; Michel, Heleno, Rudnei e Thiago Humberto (Enrico); Osvaldo e Roger (Washington). Técnico: Vagner Mancini.

Cartões amarelos
Santos: Leandro Silva, Henrique
Ceará: Boiadeiro, Heleno e Rudnei

Árbitro
Fabrício Neves Correa

Local
Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)

Terra

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627