Com 1 metro de altura, Santino quer ser um grande vereador para os deficientes

Publicado em segunda-feira, julho 18, 2011 ·




As eleições de 2012 em João Pessoa contará com um candidato especial.
Quando ainda era criança, Santino, como é conhecido, parou de crescer devido à deficiência de produção dos hormônios de crescimento. Hoje, aos 71 anos de idade e com um metro e oito centímetros de altura, ele quer dar um dos maiores saltos na sua vida: se eleger vereador de João Pessoa.
“Se eu ganhar, vou trabalhar muito”, diz com a voz firme, mas fininha de quem compra roupa de uma criança de sete anos e calça sapatos número 25.
Filiado recentemente ao Partido Verdade, o trabalho que ele diz tem foco na defesa de leis e ações em favor do deficiente físico. Aos 71 anos e com estatura de um anão, Santino sabe muito bem o que é não “ser igual aos outros”. “Eu vou lutar por uma classe que eu sinto na pele as dificuldades que tem”, declarou em entrevista ao blog.
Segundo ele, a questão da acessibilidade, por exemplo, ainda não está nem perto de ser considerada uma conquista para quem mora em João Pessoa. “Existem milhares de pontos de ônibus e estabelecimentos em João Pessoa sem rampas ou vias de acesso”, lembra.
Além disso, Santino disse que as leis, os poderes e os agentes públicos devem se preocupar com a questão do preconceito. O deficiente físico tem extrema dificuldade em encontrar emprego. É considerado um incapacitado para tudo. Santino superou as dificuldades e venceu na vida porque teve coragem. Mas também por causa de ajuda de gente que o amava.
“Eu só consegui porque tinha um padrinho forte”, disse, lembrando que foi nomeado no governo Burity I por causa de indicação de familiares que tinham ligações políticas com a atual gestão.
Depois de décadas no serviço público, Santino, que largou a escola na sexta série, virou quase uma entidade no Centro Administrativo. Não tem uma só pessoa que não o conheça. E que não o trate com carinho. “As pessoas me adoram e eu gosto de todas elas porque me respeitam”, diz com ar de, permitam-me, humilde presunção.
Ostentanto o slogan “Santino, o pequeno grande homem”, Santino não quer ser um candidato da chacota. Para o presidente do PV da Paraibano, Sargento Denis, a missão de Santino é levantar uma bandeira que o partido sempre se preocupou.
“O PV tem uma militância forte nessa área. Comandamos, inclusive, uma secretaria específica da acessibilidade em São Paulo e pensamos que Santino poderia empunhar na prática essa bandeira do PV. Não se trata de brincadeira. É coisa séria”, destacou Denis, que vem bancando junto com outros voluntários todo o projeto.
Para ele, o PV pode em 2012 eleger uma bancada de até três vereadores na Câmara. Sendo Santino, claro, um deles.
Hoje, Santino já tem blog na Internet e está disposto a enfrentar uma campanha porta a porta. Já tem até projeto de lei pra apresentar. Entre eles, a criação de uma coordenadoria de acessibilidade na administração municipal e um projeto de acessibilidade na praia para cadeirantes. Um projeto que prevê esteiras especiais na área.
Sabe que, antes de mudar as leis, vai ter que mudar o próprio plenário da Câmara Municipal de João Pessoa caso eleito.
A tribuna, por exemplo, é quase duas vezes o tamanho de Santino. Ela vai ter que se adequar ao novo vereador caso a proposta de Santino de defender o deficiente seja pequena diante das dificuldades, mas grande para os olhos do povo.

Fonte: Paraíbahoje
Focando a Notícia

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627