Cláudio Lima reclama do sistema penitenciário e critica redução da maioridade: ‘simples mudança não altera todo quadro’

Publicado em terça-feira, junho 23, 2015 ·

O secretário de Segurança da Paraíba, Cláudio Lima, se posicionou contrário à redução da maioridade penal, que foi aprovada em comissão da Câmara dos Deputados na semana passada.

Lima comentou, em entrevista ao Sistema Arapuan de Comunicação, que atualmente um menor de idade passa até três anos internado nos Centros Educacionais, o que pode ser mais tempo do que um maior de idade. “Precisa mudar todo o sistema, não é só isso, você pode ficar frustrado porque faz uma mudança apenas no que se refere à maioridade penal e não se preocupa como sistema como um todo”, explica.

O secretário também questiona onde será colocado esse excedente com a inclusão dos maiores de 16 anos nos presídios. “Temos um sistema penitenciário falido. Se a polícia tivesse eficiência de 100% onde iria colocar esse povo todo? Não adianta essa conversa de achar que uma simples mudança vai alterar o quadro todo”

“Muitas das causas da violência estão fora do aparato policial. Imunidade, prende uma pessoa  cinco ou 10 vezes, por que foi solto? Precisamos fazer com que o sistema funcione. Uma das causas é a impunidade, investir no sistema como um todo, suponhamos que que a polícia melhore a eficiência vamos colocar esse povo onde temos um sistema penitenciário falido no Governo Federal precisa assumir sua parte, principalmente com política penitenciária”, conclui.

Marília Domingues / Marcos Weric

 

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627