Chuva forte provoca alagamentos e queda de árvores em São Paulo

Publicado em quinta-feira, dezembro 25, 2014 ·

chuvaA chuva forte com granizo que atingiu a capital paulista na tarde desta quinta-feira (25) provocou alagamentos e queda de árvores. O Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, chegou a ficar seis minutos fechado para pousos e decolagens. O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura de São Paulo, colocou toda a cidade em estado de atenção para alagamentos.

CURTA o FOCANDO A NOTÍCIA no Facebook

As zonas Norte e Leste, além do Centro e da Marginal Tietê foram colocadas em estado de atenção para alagamentos a partir das 15h10. As demais regiões, as zonas Sul, Sudeste e Oeste, além da Marginal Pinheiros, entraram em atenção a partir das 15h40. Todas as regiões voltaram ao estado de observação às 17h41.

De acordo com o CGE, a chuva caiu forte com potencial para queda de granizo nos bairros de Vila Medeiros, Tucuruvi, Vila Maria e Jaçanã, na Zona Norte. Em Guarulhos, a chuva foi leve com pontos moderados. A mesma condição de chuva forte com possibilidade de queda de granizo foi observada na Zona Leste, nos bairros de Tatuapé, Mooca, Belém, Brás, Penha e Vila Carrão.

Por volta das 18h, havia apenas chuvas leve em alguns pontos da cidade.

Alagamentos
Por volta das 16h30, a capital registrava ao menos 13 pontos de alagamento, de acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). A Avenida Vinte e Três de Maio chegou a ficar totalmente bloqueada na altura do Viaduto General Euclides de Figueiredo. Às 18h40, não havia mais pontos de alagamento ativos na cidade. No horário, havia 47 semáforos quebrados na cidade.

Árvore caiu na Rua Itacolomi nesta quinta-feira  (Foto: Reprodução/TV Globo)Árvore caiu na Rua Itacolomi nesta quinta-feira
(Foto: Reprodução/TV Globo)

Doze árvores desabaram na capital paulista até o início da noite. Uma delas bloqueou a Rua Itacolomi, em Higienópolis, região central de São Paulo, na altura da Rua Pará. Em quatro dias, houve a queda de três árvores nesta mesma via. Uma delas matou o administrador de empresas Ricardo Luiz Galvão Mendes, de 33 anos.

A Rodovia Régis Bittencourt foi temporariamente interditada em Taboão da Serra, no sentido São Paulo, devido a um ponto de alagamento. O trânsito ficou bloqueado do km 275.

E Anhanguera estava parcialmente bloqueada nos dois sentidos, na altura do km 39, em Cajamar, região metropolitana de São Paulo, devido a um alagamento, por volta das 19h15.

Regiões com chuva forte
Segundo o CGE, choveu 44,2 mm cúbicos no bairro da Mooca, na Zona Leste, na tarde quinta-feira, o maior índice registrado na capital.

Confira os bairros com maiores índices pluviométricos na sequência:
– Sé – Anhembi – 42,6mm
– Vila Maria/Vila Guilherme – 31,4mm
– Vila Mariana – 33,8mm
– Sé – CGE – 25,2mm
– Freguesia do Ò – 22,0mm
– Aricanduva/Formosa – 23,0mm
– Campo Limpo – 20,8mm

Metrô
A chuva forte fez quatro linhas de Metrô circularem com velocidade reduzida:
Linha 1 – Azul: entre as estações Tiradentes e Tucuruvi;
Linha 2 – Verde: entre as estações Alto do Ipiranga e Chácara Klabin;
Linha 3 – Vermelha: entre as estações Corinthians-Itaquera e Palmeiras-Barra Funda;
Linha 5 – Lilás do Metrô circula com velocidade reduzida e maior tempo de parada entre as estações Capão Redondo e Adolfo Pinheiro por causa da falta de energia no trecho.

Congonhas
O Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, operava apenas por instrumentos por volta das 16h45 desta quinta-feira. O aeroporto chegou a ficar fechado entre 15h42 e 15h48 por causa da chuva forte, mas não houve prejuízos para pousos e decolagens porque o movimento é tranquilo neste feriado de Natal, segundo a Infraero. As operações eram normais no Aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, no mesmo horário.

Rodovia Anhanguera ficou bloqueada por causa de alagamento (Foto: Reprodução/TV Globo)Rodovia Anhanguera ficou bloqueada por causa de alagamento (Foto: Reprodução/TV Globo)
Raio atinge prédio durante chuva na tarde desta quinta-feira (25) na Zona Sul de São Paulo (Foto: Marcelo Brandt/G1)Raio atinge prédio durante chuva na tarde desta quinta na Zona Sul de São Paulo (Foto: Marcelo Brandt/G1)
Este carro parou de funcionar e precisou ser empurrado (Foto: TV Globo/Reprodução)Este carro parou de funcionar e precisou ser empurrado (Foto: TV Globo/Reprodução)
Chuva na Marginal Tietê nesta quinta-feira (25) (Foto: Reprodução/TV Globo)Chuva na Marginal Tietê nesta quinta-feira (25) (Foto: Reprodução/TV Globo)
G1

Comentários

Tags : , , , , , ,

REDES SOCIAIS


















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br