Em função do Dia Internacional dos Direitos Humanos, comemorado neste 10 de dezembro, vários Centros de Referência vinculados a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) realizarão atividades para celebração da data.
O Centro de Referência em Direitos Humanos de Juiz de Fora/Zona da Mata(MG), realizará palestra sobre Memória e Verdade.
Com o lema “Diga Não!”, a violência, o abandono, o descaso, a injustiça, a discriminação e a desigualdade, o Centro de Referência em Direitos Humanos do Distrito Federal realizará ação itinerante na Rodoviária do Plano Piloto para orientar a população sobre Direitos Humanos e divulgar o Centro de Referência, de 12h às 13h30.
Também para comemorar a data, o Centro de defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis realizará no Palácio Rio Negro Ibram, de 9 a 15 de dezembro, um encontro de Direitos Humanos. Nesta segunda (10), haverá a palestra “Direitos Humanos: Contornos Culturais de uma Utopia brasileira”.
Os centros de referência em Direitos Humanos surgiram a partir de experiências realizadas por órgãos públicos e organizações não-governamentais que possibilitam o acesso da população de baixa renda a serviços essenciais como, por exemplo, assistência jurídica e documentação civil básica. Assim, os Centros de Referência em Direitos Humanos têm atuado como mecanismos de defesa, promoção e acesso à justiça e estimulando o debate sobre cidadania influenciando positivamente na conquista dos direitos individuais e coletivos.
Dia Internacional dos Direitos Humanos
A data marca o 64º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos. A declaração é o primeiro documento a reconhecer, no âmbito internacional, direitos fundamentais aplicáveis a todas e todos, independentemente de raça, etnia, gênero, origem, religião, idade, situação civil, condição de saúde, ou qualquer outra forma de diferenciação.
Fonte: SDH/PR
Focando a Notícia
Comentários