confirmados

Casos de coronavírus passam de 11 mil na PB; mortes são 318

Publicado em quinta-feira, Maio 28, 2020 ·

Os casos de coronavírus na Paraíba chegaram a 11.132 nesta quinta-feira (28), conforme divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Em 24 horas, a Pasta registrou 923 novos casos e mais 20 mortes, totalizando 318. É o maior número de óbitos confirmados em um dia, desde o primeiro no estado, em 31 de março.

Os dados mostram que 2.430 pessoas se recuperaram da Covid-19, doença causada pelo vírus, e 8.495 casos foram descartados para o patógeno.

Nessa quarta-feira (27), 42% da população do estado seguiu a recomendação de isolamento social, número bem inferior aos 70% recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo a SES, os dados oficiais preliminares partem dos sistemas e-SUS VE, que registra casos de Síndrome Gripal (SG), e o Sivep-gripe, que registra os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), extraídos às 10h desta quinta-feira (28), sujeitos à revisão.

Resumo | Últimas 24h na Paraíba

Dentre os confirmados

Leitos

A ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em todo o estado é de 85%. Na Grande João Pessoa, a ocupação em UTI para adultos é de 89%. O alerta acende em Campina Grande, onde 95% das UTIs estão ocupadas. No Sertão, a ocupação é de 51%.

O Conselho Regional de Medicina na Paraíba (CRM) informou nesta quinta (28) que Patos, no Sertão do estado, está com todos os 20 leitos de enfermaria e 10 de UTI ocupados por pacientes infectados pelo novo coronavírus, o que representa 100% de lotação.

Segundo o CRM, pacientes graves, que necessitarem de internação, a partir desta quinta-feira (28), terão que ser transferidos para Piancó ou Pombal. “Sabemos que está sendo construído um novo espaço onde haverá mais 8 respiradores disponíveis para a população, nos próximos 15 dias. Mas precisamos desses equipamentos e leitos para hoje. Estamos em uma situação muito difícil, informando e buscando soluções junto ao governador do Estado e ao secretário de Saúde”, destacou o conselheiro Umberto Joubert, que realizou a fiscalização com o conselheiro Jânio Rolim.

De acordo com os dados do Plano de Contingência para a Covid-19 da Secretaria Estadual de Saúde (SES), atualizados nessa quarta-feira (27), a previsão é que o Hospital Regional de Patos tenha 30 leitos de UTI e 32 de enfermaria. Conforme o documento, 16 leitos de UTI e 18 de enfermaria já estão disponíveis para a população. No entanto, O CRM diz que os dados divergem do observado pela fiscalização.

Mortes

Segundo a SES, 20 mortes foram confirmadas nesta quinta (28), referentes a pacientes com idades entre 36 e 97 anos, sendo 13 homens e 7 mulheres. Três desses pacientes não tinham histórico de comorbidade.

A cidade de Juripiranga, no agreste do estado, registrou a primeira morte. Um homem de 78 anos, diabético, começou a ter sintomas no dia 15 de maio e morreu nessa quarta-feira (27), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Conforme os dados da SES, a taxa de mortalidade da Paraíba segue caindo e chegou nesta quinta-feira (28) a 2,9%. Cerca de 400 mil testes rápidos foram distribuídos em todo o estado.

84,75% dos municípios afetados

Dos 189 municípios afetados, as cidades de Livramento, Marcação, Santa Inês e São Sebastião de Umbuzeiro registraram os primeiros casos de coronavírus nesta quinta-feira (28), conforme boletim da SES. Os dados mostram que 84,75% dos 223 municípios paraibanos já registram pelo menos um caso da Covid-19.

 

portalcorreio

 

 

Comentários

Tags : ,

REDES SOCIAIS


















INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627