Canto, dieta e exercício amenizam ronco e problemas bucais

Publicado em segunda-feira, novembro 18, 2013 ·

Foto: Shutterstock
Foto: Shutterstock

Além de prejudicar a saúde em geral, o ronco traz prejuízos para a saúde bucal. Normalmente, os roncadores pessoas que respiram pelo nariz, o que provoca a xerostomia – boca seca. As consequências vão desde uma simples cárie até gengivite e mau hálito.

 

Por mais que pareça uma história de terror, passar a noite com a boca aberta também dá chance para insetos e microrganismos entrarem no organismo e desencadearem doenças.

 

CURTA o FOCANDO A NOTÍCIA no Facebook

Para evitar esse incômodos, há meios de diminuir o ronco. Placas intraorais, mudanças de hábitos e até o canto são indicados.

 

Cante
Por três meses, 60 participantes de uma pesquisa do hospital Royal Devon and Exeter, Inglaterra, fizeram aulas de canto para melhorar a tonificação dos músculos da garganta. Os exercícios foram desenvolvidos especificamente para pessoas que roncam. Os pacientes que fizeram estes exercícios conseguiram diminuir e até acabar com o problema. A atividade precisa ser diária durante três meses. O estudo concluiu que os exercícios vocais funcionam para as pessoas que sofrem de uma forma simples de ronco ou apneia do sono leve ou moderada.

 

Melhore a alimentação
Com alguns quilinhos a mais é possível que o ronco aumente, já que a gordura que fica acumulada na garganta pode dificultar a passagem de ar.

 

Faça exercícios físicos
A endorfina – que traz sensação de bem-estar ao corpo –, liberada durante os exercícios, é responsável pelas boas noites de sono. Os sedentários levam mais tempo para dormir: são em média dez minutos, contra sete dos que se exercitam regularmente.

 

Não ingira bebida alcoólica 
Assim como alguns remédios tranquilizantes, a bebida alcoólica relaxa a musculatura, e a língua ainda pode atrapalhar a saída de ar.

 

Durma de lado
De barriga para cima, a língua pode obstruir a passagem de ar, uma vez que fica mais próxima ao céu da boca.

 

Pare de fumar
O tabaco incha a garganta e irrita as vias respiratórias.

 

 

Terra

Comentários

Tags : , , , , ,

REDES SOCIAIS














INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627