“Câmara não é simpática a projetos que beneficiam jornalistas”, diz deputado

Publicado em sexta-feira, agosto 5, 2011 ·

Criado pelo ex-deputado Celso Russomano, o Projeto de Lei 239/11 que prevê seguro de vida para jornalistas em áreas de risco foi reapresentado pelo jornalista e deputado Sandes Júnior (PP/GO) e aguarda análise das comissões da Câmara dos Deputados. Em entrevista ao Portal IMPRENSA, Júnior fala sobre as motivações do projeto e as reais perspectivas de aprovação.

Crédito: Divulgação

IMPRENSA – Quais as motivações para retomar o projeto?

Sandes Junior – Antes de concorrer ao cargo de governador de São Paulo, no ano passado, Celso Russomano já era meu colega e vizinho de gabinete e quando um deputado perde a eleição que concorre, como foi o caso dele [Russomano concorreu em 2010], seus projetos vão para o partido. E o Celso pediu para que eu reapresentasse o projeto. E o fiz como novo autor.
IMPRENSA – Pode destacar as premissas deste PL?
Sandes Junior – É simples, ele determina que quando um jornalista for cobrir situações que o coloquem em risco, como guerras, conflitos e enchentes, a empresa jornalística tem que fazer um seguro avaliado em mil salários mínimos (R$545 mil reais).
IMPRENSA – Que tipos de dificuldades este projeto poderá encontrar na Câmara?
Sandes Junior – As barreiras iniciais estão relacionadas ao fato de as empresas de jornalismo serem contra. Mas ele continua andando normalmente. Só que a impressão que eu tenho é que a casa não gosta de aprovar projetos que tenham relação com jornalistas. Eles reclamam muito que os jornalistas só dão noticias negativas da Câmara. Mesmo tendo tantas coisas boas para noticiar.
IMPRENSA – E mesmo assim o senhor acredita que será aprovado?

Sandes Junior – Apesar dessa percepção eu acredito que consiga passar, porque eu acho que a mentalidade está mudando. A Câmara teve uma mudança de 48%, uma renovação e por isso eu acredito que o projeto deverá ser aprovado.

Portal Imprensa
Focando a Notícia

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627