Câmara de CG aprova exigência de diploma de jornalismo para o exercício da profissão

Publicado em terça-feira, maio 31, 2011 ·

CâmaraFoi aprovado na Câmara Municipal de Campina Grande, o Projeto de Lei 097/2010 de autoria do Vereador Fernando Carvalho, que Dispõe sobre a exigência do diploma de jornalismo para exercício da função no município de Campina Grande-PB.

O Projeto prevê que seja exigida formação superior de Jornalismo aos participantes de concursos públicos para cargos inerentes ao exercício da profissão de Jornalista em Órgãos e Poderes do Município de Campina Grande-PB. Carvalho explicou que caberá as Instituições responsáveis pela promoção dos concursos públicos municipais incluir nos seus editais a informação sobre a exigência do diploma de Jornalismo.

Segundo ele, o diploma é sinônimo de preparo, qualificação, conhecimento e, principalmente, compromisso ético no exercício da profissão. “Sabemos que o compromisso do Jornalista é transmitir informação de qualidade, principalmente no âmbito do Poder Público devido o princípio da publicidade demonstrando transparência das ações. Assim, entendemos de extrema essencialidade a formação acadêmica e técnica dos referidos profissionais.”

Em vários Estados da Federação os legislativos já estão adotando tal postura para o exercício da atividade jornalística, ou seja a exigência do diploma para o cargo em concursos públicos estaduais a serem realizados após a Decisão do STF, no intuito de fortalecer o Setor Público.

“Sabemos que o que irá garantir a qualidade do jornalismo é a formação cidadã do profissional e veículos de comunicação voltados para o interesse público, onde a notícia seja o ponta pé inicial para o debate público e não moeda de troca no mercado publicitário ou aquilo que separa os anúncios, como diria o Chatô” completou o vereador.

iParaíba com Ascom

Focando a Notícia

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627