Brasil será sede do primeiro Congresso Iberoamericano de Comunicação

Publicado em sexta-feira, julho 22, 2011 ·

Entre os dias 31 de julho e 4 de agosto, a Confederação Iberoamericana de Associações Científicas (Confibercom) e a Federação Brasileira de Associações Científicas (Socicom) realizarão no Brasil a 1º edição do Congresso Mundial de Comunicação Iberoamericana, na ECA/USP.

Crédito:ECA/USP
José Marques de Melo
Para o colunista da revista IMPRENSA e organizador do evento, José Marques de Melo, o congresso tem o objetivo de fortalecer o vínculo entre os países iberoamericanos ainda vistos como periféricos pela comunidade cientifica internacional. “O Brasil está em segundo lugar na produção cientifica de comunicação e precisa se unir junto com nações irmãs para ter um lugar onde discutir temas em comum.”, diz ele.
A ideia de realizar o Confibercom resulta do “Protocolo de Guadalajara”, firmado em 23 de novembro de 2007 por dez organizações que representam a comunicação cientifica na Iberoamérica. Ali foi estabelecido um pacto de fortalecer os laços entre as culturas iberoamericanas e projetá-las no cenário internacional difundindo conhecimento produzido por esses países. Como tema central o congresso vai tratar dos “Sistemas de Comunicação em tempos de diversidade cultural”, “Sistemas Iberoamericanos de Comunicação” e “Diversidade Cultura Iberoamericana”.
Melo também aponta que o congresso acontece após uma longa reflexão das principais lideranças acadêmicas do Brasil, México, Portugal e Espanha sobre a importância de reunir tal conhecimento. “Estamos diante de uma inserção compulsória das comunidades periféricas na comunidade acadêmica mundial. A diferença no caso da comunicação é que, diferente da matemática ela muda de acordo com a cultura e as situações demográficas”, ressalta.
O pesquisador comenta que o Brasil vive uma ascensão em relação à produção cientifica brasileira. “Durante muitos anos o Brasil quase não produziu cientificamente. Mas a partir dos anos 1980, e em função do investimento passamos ao segundo lugar em produção cientifica da comunicação”. O Brasil já foi responsável por dois congressos parecidos, o primeiro foi no Guarujá em 1992 e em Porto Alegre no ano de 2004.
1º Congresso Mundial de Comunicação Iberoamericana
31 de julho a 4 de agosto
Auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAU-USP

Rua do Lago, 876. Cidade Universitária – São Paulo

Fonte: Portal Imprensa
Focando a Notícia

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627