Bispo da Diocese de Guarabira lançada Campanha da Fraternidade 2012

Publicado em quarta-feira, Fevereiro 22, 2012 ·

Missa - Quarta-feira de CinzasDom Lucena abriu oficialmente, na manhã desta quarta-feira (22), a Campanha da Fraternidade 2012, na Diocese de Guarabira (PB), que tem como tema “Fraternidade e Saúde Pública”. O lema é “Que a saúde se difunda sobre a terra”.

O ato se deu no decorrer da tradicional Missa da Quarta-feira de Cinzas, celebrada às 8h30 na Catedral de Nossa Senhora da Luz, que reuniu vários fieis.

“A Campanha da Fraternidade chama a atenção para a saúde pública administrada pelos poderes municipal, estadual e federal, e também da Igreja, pois precisamos ter uma Pastoral da Saúde que funcione efetivamente”, disse dom Lucena.

O bispo lembrou que o homem que aparece no cartaz da CF – 2012 faleceu logo depois de tirar a foto, porém destacou a expressão da felicidade “desse senhor de ser acolhido”.

Missa - CinzasO religioso ressaltou que na Quarta-feira de Cinzas, ‘dia de jejum’, se inicia o tempo da Quaresma. “É a vivência dos quarenta dias de preparação para o domingo de Páscoa, ou seja, a ressurreição de Jesus Cristo”.

Por isso, prosseguiu dom Lucena, este deve ser um período de esmola, jejum, oração e, principalmente, de intensificar as leituras do evangelho buscando sempre a conversão sincera.

“A conversão é uma tarefa para toda a Igreja e todos os povos, já que Deus não quer a morte do pecador, mas que se converta e viva. Nesse sentido, o jejum deve ser canalizado para uma atitude em prol do próximo. Levemos em consideração, ainda, o jejum da língua”, explicou dom Lucena, acrescentando que as cinzas significam que “do pó vimos e para o pó voltaremos”.

Campanha

A Campanha da Fraternidade surgiu em 1964, com abrangência nacional, tendo como principal tarefa, evangelizar. É realizada anualmente e seu objetivo é despertar a solidariedade dos fiéis e da sociedade em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução. A cada ano é escolhido um tema, que define a realidade concreta a ser transformada, e um lema, que explicita em que direção se busca a transformação. A campanha é coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O gesto concreto da CF se expressa na coleta da solidariedade, que é realizada no Domingo de Ramos, em âmbito nacional, em todas as comunidades cristãs católicas e ecumênicas. A destinação é a seguinte: 45% para a própria paróquia aplicar em programas de promoção humana; 35% para a diocese destinar para a mesma finalidade; 10% para a CNBB Regional e 10% para a CNBB Nacional.

Redação/Focando a Notícia

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627