Bipolarizado, Espanhol chegará ao fim com maior disparidade da história

Publicado em sábado, maio 12, 2012 ·

Não é novidade para ninguém o fato de Real Madrid e Barcelona mandarem e desmandarem já há alguns anos no Campeonato Espanhol. Donos dos últimos oito títulos, os dois gigantes transformaram a edição de 2011/2012 em uma competição paralela. A maior da história, diga-se, como deverá ser confirmada em sua 38ª e última rodada neste fim de semana.

Campeão com duas rodadas de antecedência, o time de José Mourinho e Cristiano Ronaldo precisa apenas fazer o dever de casa contra o Mallorca, domingo, no Santiago Bernabéu, para estabelecer o recorde de 100 pontos – a equipe, inclusive, já é dona do melhor ataque, com 117 gols marcados. O artilheiro do Espanhol, por sua vez, defende o arquirrival: Lionel Messi soma 50 dos 112 gols do Barça, vice-campeão com 90 pontos, que visitará o Bétis, neste sábado.

carreata de comemoração do título do Real Madrid (Foto: EFE)Real levou o seu 32º título com duas rodadas de antecedência e pode chegar a pontuação recorde (EFE)

Valencia, o pior terceiro?

Léguas atrás está o Valencia, último campeão fora da dupla, em 2003/2004. Jonas, Diego Alves & Cia., no entanto, precisam derrotar o Real Sociedad, também neste sábado, fora de casa, para não se tornarem o pior terceiro colocado dos últimos 15 campeonatos – quando havia 20 clubes e as vitórias já valiam três pontos. Os Ché somam 61 pontos e já estão classificados para a Liga dos Campeões, enquanto o Málaga, quarto colocado, com 55, deverá conseguir a vaga na Champions com uma pontuação histórica – abaixo da casa dos 60.

– Penso que o gigantismo em que se converteram os Superclássicos ninguém parece ser capaz de parar. Os dois viraram empresas muito fortes e os grandes jogadores vão preferir por eles. Quase em qualquer parte do mundo, os torcedores de Argentina, Marrocos, Brasil, México, Japão e outros têm os seus times e Real Madrid ou Barcelona – disse o jornalista Pablo San Román, da agência de notícias “AFP”.

Jonas valencia gol real betis (Foto: Agência Reuters)Valencia, do brasileiro Jonas, pode ser pior terceiro
colocado da história recente (Foto: Reuters)

– Por ora essa bipolaridade parece que não irá mudar, mas não sabemos do futuro. O futebol não é matemática, um dos clubes, ou até os dois, podem ter uma crise ou até mesmo um time encontrar um bom treinador e bons jogadores, como aconteceu com o Valencia de Rafa Benítez. O que está claro é que todo o mundo quer ver um Real Madrid x Barcelona e isso cria uma pressão enorme em todos os níveis. Árbitros, torcidas, meios de comunicação… Todos querem mais e mais Superclássicos – afirmou Pablo.

Protesto do ‘G12’ não deve surtir efeito

Há, no entanto, quem seja contra a bipolaridade. E justamente os que mais sofrem: os times médios ou pequenos do Campeonato Espanhol. Apesar de três espanhóis terem alcançado as semifinais da Liga Europa – o campeão foi o Atlético de Madri em decisão contra o Athletic Bilbao -, a distância de pontuação no Campeonato Espanhol configura uma grave desigualdade.

Em setembro, quando Barcelona e Real Madrid já aplicavam suas goleadas nas primeiras rodadas, representantes de 12 dos 20 clubes formaram o “G12”, com o intuito de lugar por um campeonato mais justo. A principal cobrança era em cima dos direitos de televisão, já que os dois gigantes faturaram quase 50% das receitas (€ 250 milhões) em 2010/2011 em negociações individuais.

– Acho injusto que Real Madrid ou Barcelona recebam mais dinheiro das televisões, pois isso os permite diretamente a ter jogadores como Cristiano Ronaldo, David Villa, Alexis Sánchez, manter Lionel Messi e tantos outros. O presidente do Sevilla, Del Nido, teve razão quando encabeçou o protesto. Mas, sinceramente, tudo indica que 2013 siga a mesma coisa. O Málaga, que tem o investimento forte do Qatar, ainda precisa de muitas contratações para chegar a um nível parecido – encerrou.

Taça, Atlético de Madrid campeão da Liga Europa (Foto: Agência AFP)Se na Espanha o título parece impossível, Atlético se tornou bicampeão da Liga Europa (Foto: Agência AFP)
Globoesporte.com

Comentários

Tags : , , , , ,

REDES SOCIAIS














INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627