atividade física

Bicicletas urbanas e de passeio: você sabe a diferença entre elas?

Publicado em segunda-feira, abril 20, 2020 ·

Motivos para pedalar podem alterar a bicicleta que você vai utilizar na atividade

Bicicletas não são todas iguais. Sãos milhares de modelos e variações, com marcas que apostam em pneus, aros e informações completamente diferentes. Por isso, uma bicicleta para passeio é diferente de uma bicicleta para trabalho urbano ou mesmo para competição.

Pequenos detalhes mudam tudo, seja um quadro compacto que permite mais velocidade ou pneus mais largos para aguentar o tranco de solos irregulares. O tipo ideal vai depender da forma de uso: na cidade, em trilhas irregulares, para competição, para manobras ou até mesmo para passeios na praia ou no parque. A seguir, compare os modelos e saiba como escolher o melhor para você.

As bicicletas de passeio ou urbanas são, provavelmente, as mais utilizadas no mundo. Elas são desenvolvidas para serem utilizadas nas cidades, em ciclovias, parques ou nas ruas. De forma geral, possuem muitos acessórios, como para-lamas, bagageiro dianteiro ou traseiro, luzes de segurança, ou mesmo faróis.

Se o objetivo é apenas lazer – pedalar na praia, em parques ou apenas dentro do condomínio, as bicicletas de passeio e lazer são feitas pensando exclusivamente no conforto do ciclista, sem se preocupar tanto com a performance. São bicicletas que facilitam o apoio dos pés no chão sem precisar descer da bike, por exemplo.

O banco é confortável e há modelos com 18 ou mais marchas. No entanto, o quadro costuma ser de cromo, o que deixa a bike mais pesada e difícil de ser usada em subidas ou percursos mais longos.

Já as bikes urbanas possuem configurações mais específicas para o dia-dia de uma cidade grande ou de alguma atividade que exija mais do equipamento, como o tráfego entre os carros, curvas bruscas ou aventuras em meio a buracos.

Geralmente, esses modelos apresentam uma geometria do quadro  que deixam o ciclista em uma posição mais vertical, o que proporciona maior estabilidade e velocidade. Por outro lado, por causa dessa geometria, esse tipo de bike dificulta o seu uso em subidas.

Além disso, é importante que as bikes urbanas também sejam confortáveis. Elas quase sempre vão acompanhadas de um bagageiro reforçado, para levar documentos e utensílios, paralamas, farol, lanterna e buzina.

Uma bike urbana tem pneus mais finos e sem cravos e isso proporciona melhor eficiência no asfalto.

foto: Javier de la Maza

 

Comentários

Tags : , , ,

REDES SOCIAIS
















INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627