Bergamo: Lula diz que documentos sigilosos do governo devem ser revelado

Publicado em quinta-feira, junho 16, 2011 ·

NICARAGUA-BRAZIL-FORUM-LULAO ex-presidente Lula afirmou que deve ser estabelecido um prazo para que documentos sigilosos do governo sejam revelados ao público. A declaração foi feita em uma conversa com a colunista da BandNews FM Mônica Bergamo, após um evento em São Bernardo do Campo, no ABC.

A colunista ouviu de petistas que a decisão da presidente Dilma Rousseff de vetar a divulgação dos documentos sigilosos gerou mal estar no partido.

Nesta quarta-feira, a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, negou que o governo queira manter a possibilidade de sigilo eterno para documentos considerados ultrassecretos. Ela afirmou que a proposta original de mudança da Lei Geral de Acesso à Informação, enviada ao Congresso pelo Executivo, prevê a possibilidade de renovação do sigilo por mais 25 anos para documentos que tratem da integridade do território, segurança nacional e relações internacionais.

De acordo com a ministra, para que o sigilo desses documentos seja prorrogado será necessária a aprovação do pedido por uma comissão que terá a tarefa de analisar o assunto. “Quero deixar muito claro que o projeto original que o governo do ex-presidente Lula [Luiz Inácio Lula da Silva] encaminhou, com negociação coordenada pela atual presidente, ex-ministra da Casa Civil [Dilma Rousseff], é muito claro. Não há sigilo eterno. Mas, em apenas três assuntos – a questão da integridade do território, segurança nacional e relações internacionais – será possível pedir a renovação do sigilo por mais 25 anos”, disse Ideli.

Redatora: Bárbara Forte
Da Band

Elmer Martinez/AFP

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627