Bebê morre soterrado e criança desaparece em rio; Governo estima em 4 mil desabrigados pelas chuvas

Publicado em segunda-feira, julho 18, 2011 ·

chuvas na lagoaAs chuvas que atingiram a Paraíba desde a última sexta (15) deixaram um número estimado em quatro mil desabrigados em toda Paraíba. De acordo com o Tenente Coronel Valber Rufino, os prefeitos, junto com os bombeiros ainda estão levantando os dados, pois a primeira medida a se tomar nestes casos é deixar as pessoas a salvo para só então fazer o cadastramento.

O Coronel garantiu que não há número significativo de mortes. Em Puxinanã um bebê morreu soterrado pelo reboco da casa, possívelmente de taipa. Já em Campina Grande, no bairro do Mutirão, mãe e filho foram arrastados pela correnteza, a mãe foi encontrada, mas a criança de 10 anos continua desaparecida.

A informação é que pelo menos 16 barragens e açudes se romperam em Lagoa Seca e levaram pânico à população. O governo informou que 26 cidades estão em estado de emergência.

Segundo o Coronel, as cidades mais atingidas pelas chuvas foram Rio Tinto e Ingá, mas já estão sendo tomadas as providências pela Defesa Civil em todo o Estado. Como unidades de socorro, Assistência psicológica, cuidados com a saúde, distribuição de vacinas, o DER resolvendo os problemas de acesso, entre outros.

De acordo com Rufino, a Defesa Civil está disponibilizando carros pipa para abastecer a população devido ao problema de inundação da Cagepa. Os motores da bomba foram cobertos pela água e agora estão numa estufa para secar e depois que a água baixar, retornarem ao seu lugar. As cidades afetadas pelo problema com a Cagepa são: Araçagi, Alagoa Nova, Alhandra, Bayeux, Caaporã, Cabedelo, Campina Grande, Cruz do Espírito Santo, Gurinhem, Itabaiana, Ingá, João Pessoa, Juarez Távora, Lagoa Seca, Mamanguape, Mogeiro, Mulungu, Natuba, Pilar, Pirpirituba, Rio Tinto, Sapé, Salgado de São Felix, Santa Rita, Sobrado, São José dos Ramos, Puxinanã e Cuitegi.

“Em Gurinhém, funcionários da Cagepa que trabalham lá há mais de 30 anos, disseram que nunca tinham visto tanta água”, diz. Ele afirmou que choveu 130mm por dia, na região.

O Coronel pediu que a população racione água e garantiu que o problema da Cagepa deve ser resolvido até esta terça (19).

Marília Domingues

Paraíba.com

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627