BB fechará agências na PB e 206 funcionários poderão aderir ao plano de aposentadoria

Publicado em segunda-feira, novembro 21, 2016 ·

banco-do-brasilCinco agências do Banco do Brasil na Paraíba deverão ser fechadas ao longo do próximo ano, segundo anúncio feito pelo órgão no último domingo. Além disso, onze agências do estado vão ser transformadas em postos de atendimentos como parte do plano de reorganização institucional do banco, que vai ocorrer em todo o país. Ainda, 206 dos 1.390 funcionários da rede no estado po

derão aderir ao plano extraordinário de aposentadoria incentivada, também anunciado nesta segunda pelo BB.

O conjunto de medidas, de acordo com o Banco do Brasil, vai servir para ampliar o investimento no atendimento digital e aumentar a eficiência operacional, além de visar à redução de despesas. O BB vai rever e redimensionar a estrutura da organização em todos os níveis, do estratégico ao de negócios, e estima uma redução anual de R$ 750 milhões em despesas, valor que poderá aumentar dependendo da adesão ao plano de aposentadoria. Para isso, o Banco vai iniciar um processo de renegociação de valores atualmente pagos para aluguel, manutenção das agências, segurança e transporte de valores.

De acordo com o BB, as transações bancárias realizadas em canais de atendimento físicos estão em forte redução. O aplicativo do Banco para celular já conta com 9,4 milhões de clientes em todo o país que realizam cerca de 1 bilhão de transações bancárias por mês, ou 40% do total. Outros 27% são realizadas pela internet. A expectativa do BB é que o número de clientes que utilizam o aplicativo para celular chegue a 15 milhões até dezembro do próximo ano.

Agências fechadas

Das agências do BB que deverão ser fechadas na Paraíba, quatro estão localizadas em João Pessoa (Espaço Cultural, Shopping Sul Bancários, Mag Shopping e Cabo Branco) e uma em Campina Grande (Partage Shopping). Por sua vez, as agências que deverão ser transformadas em postos de atendimentos estão localizadas em João Pessoa (Rua Treze de Maio e Centro Administrativo de João Pessoa), Aroeiras, Barra de Santa Rosa, Caiçara, Ingá, Jacaraú, Lagoa de Dentro, Salgado de São Félix, Tacima e Umbuzeiro.

Após a reorganização institucional, a rede do Banco do Brasil vai contar com 80 agências e 39 postos de atendimento, totalizando 119 unidades de atendimento na Paraíba, além de 565 correspondentes bancários, 824 caixas eletrônicos BB e 181 terminais da rede Banco 24h.

Sindicato vê reorganização como prejudicial

O presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba, Marcos Henriques, afirmou que a reorganização institucional do Banco do Brasil é negativa, visto que penaliza a sociedade de maneira geral. “Hoje, temos número reduzido de funcionários no BB e querem tirar ainda mais. O que está ruim vai ficar pior. Além disso, vão fechar as agências. Neste ano, oito agências que foram assaltadas na Paraíba ainda não foram reabertas, o que faz com que as pessoas se desloquem até outros municípios para poder receber dinheiro e fazer transações financeiras”, afirmou.

Henriques ainda lembrou que a mão de obra que aderir à aposentadoria incentivada não será reposta. “Isso vai penalizar o funcionário e a sociedade. Essa mudança é a cara do presidente Michel Temer: para o capital, tudo, e para a sociedade, nada”, declarou.

REORGANIZAÇÃO DO BB EM NÚMEROS – PARAÍBA

Rede de atendimento atual

96 agências

28 postos de atendimento.

124 unidades de atendimento no total

Reorganização

5 agências serão encerradas

11 agências serão transformadas em postos de atendimento.

Rede de atendimento após a reorganização

80 agências

39 postos de atendimento

119 unidades de atendimento no total

 

 

Celina Modesto /Correio da Paraiba

 

 

Acompanhe mais notícias do FN nas redes sociais: FacebookTwitterYoutube e Instagram

Entre em contato com a redação do FN:  WhatsApp (83) 99907-8550. 

E-mail: jornalismo@focandoanoticia.com.br

 

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627