Barragem de Canafístula pode entrar em colapso e deixar municípios paraibanos sem água

Publicado em sexta-feira, fevereiro 1, 2013 · 3 Comentarios 

BarragemA seca prolongada, considerada a maior em 30 anos, ameaça o abastecimento de água para consumo humano em Bananeiras, Solânea, Cacimba de Dentro, Damião, Araruna, Tacima, Riachão e Dona Inês, além dos povoados de Logradouro de Cacimba de Dentro, Mata Velha, Bola e Assentamento Tanques. Sob o risco de um COLAPSO TOTAL no abastecimento e já enfrentando a falta intermitente da água fornecida pela Cagepa (Companhia Estadual de Água e Esgoto da Paraíba).

O manancial que abastece estas cidades e povoados é Canafístula II, localizado no Município de Borborema. Ele possui capacidade de armazenamento de 4 milhões, 102 mil e 626 metros cúbicos de água, mas atualmente está com apenas 14% de sua capacidade. A última comporta da barragem foi aberta, agora é pedir a Deus que mande chuva.

Estudos feitos pelos técnicos da Cagepa revelaram que o COLAPSO TOTAL da barragem está previsto para início de março de 2013, caso não chova. De acordo com Valdeci Evaristo de Andrade, Coordenador da Cagepa de Solânea, o racionamento ficou mais rigoroso e o abastecimento está sendo interrompido às 18:00 horas do sábado e retornando às 18:00 horas da quarta-feira, totalizando 96 horas de racionamento.

Precisamos URGENTEMENTE de mobilizações e de que a população tenha consciência ao usar esse bem tão precioso e necessário à vida. Evitando o desperdício, pois nossa Região está à beira de um COLAPSO TOTAL do sistema de abastecimento da barragem de Canafistula II.

Pedimos que economizem o máximo que puder de água e caso vejam algum vazamento ou desperdício denuncie o quanto antes, pois a situação é bastante crítica.

Telefones da Cagepa de Solânea para denuncia ou reclamação:

(83) 3363-2650 – 3363 2324 (24 horas).

Bananeiras Online

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do FOCANDO A NOTÍCIA. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O FOCANDO A NOTÍCIA poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada. Por segurança, todos os IP's serão gravados.

3 ideias sobre “Barragem de Canafístula pode entrar em colapso e deixar municípios paraibanos sem água

  1. Tudo o q os nossos governantes
    mais desejam, é ver isto acontacer
    para fazerem sua midia a custo
    da ddesgraça do povo, Pois
    com uma Barragem igual
    a De jandaia vazando agua
    pelo ladrão, isso ñ era pra estar
    acontecendo.

    mazinhobritosk8@hotmail.com

  2. Bom Dia!
    Na minha concepção
    Eu acho q rcionamento
    de água era pra ser feito
    quando tivesse água
    na barragem, para
    ñ chegarmos a esse ponto
    e ñ quando a barragem
    ta já quase seca.
    FICADICA….

    pauloricardopr@live.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46

É proibida a reprodução total ou parcial deste site, sem autorização prévia.