Bananeiras realiza mobilização comunitária sobre qualidade de vida e desenvolvimento sustentável

Publicado em terça-feira, outubro 25, 2011 ·


educação bananeirasO município de Bananeiras (PB) protagonizou no último dia 14 de outubro a Mobilização Comunitária sobre o Tema: Educação para a Convivência com o Semiárido, realizada pela Escola Municipal Emília de Oliveira Neves (EMEON). A Escola desenvolveu o roteiro 1: “Como se desenvolve a educação no seu município”.

Jivago Fialho, articulador do Selo UNICEF de Bananeiras, explicou que são cinco escolas desenvolvendo este tema: Educação para a Convivência com o Semiárido, cada uma com um roteiro, duas delas ficaram com o roteiro 3: meio ambiente. No Próximo dia 11 de novembro será a Mobilização Comunitária da Escola Municipal João Paulo II que está desenvolvendo o roteiro 2: Saúde na escola, na família e na comunidade.

“Vale salientar que as crianças e adolescentes juntamente com os professores realizaram a pesquisa, estudaram os documentos: Linha de Base, Diagnóstico do município e o Plano de Ação Municipal”, ressaltou Jivago.

Esta foi a terceira etapa do projeto: A Mobilização Comunitária, que recebeu o nome: O EMEON a favor da Educação e da Vida, e tendo como tema: Qualidade de vida e desenvolvimento sustentável. Foi um dia de exposições de conhecimentos, com várias atividades, até a presença de uma rádio da escola apresentada pelos alunos, com entrevistas, recadinhos, etc. Desfile com roupas de material reciclável, confeccionadas por dois alunos.

A mobilização é resultado da conscientização da responsabilidade da escola enquanto instituição. A atividade buscou despertar nos alunos a consciência crítica e o conhecimento de seus direitos e deveres, de modo a garantir a qualidade de vida no âmbito, cultural, social, humano e ambiental. Quem desejar pode acessar o blog da escola: http://emeon.blogspot.com

Os projetos – Diversos temas foram apresentados: A matemática e os alimentos; Alimentação e prática esportiva; Beleza e saúde: cuidando do interior e do exterior; Em busca de uma alimentação saudável: (RE) criando os alimentos; Festa a fantasia anos 60: As vantagens dos velhos tempos; Histórico do desenvolvimento sustentável; Lixo e água, reduzir, reutilizar e reciclar: saídas para um futuro sustentável; Os benefícios da reciclagem; PAIS-Produção agroecológica Integrada e sustentável (EMATER/SEBRAE); Aprendizagem de inglês através de materiais recicláveis; SOLO; Paródia: musicalizando para conscientizar; Preservação do meio ambiente e reaproveitamento de materiais; Prejuízos causados por práticas agrícolas inadequadas: algumas soluções viáveis para diminuir ou recuperar os danos causados; Qualidade de vida e desenvolvimento sustentável no âmbito cultural (RÁDIO: Nas ondas do EMEON); Qualidade de vida e desenvolvimento sustentável no âmbito humano; Reciclar em defesa do planeta; Selo UNICEF –mobilização comunitária. Sustentabilidade na família (reaproveitamento de garrafas PET); Tabagismo: Por favor não me peça para acender o cigarro!

Com informações de Jivago Fialho, articulador do Selo UNICEF.

Joelma Oiveira/Casa Pequeno Davi/Especial para Selo UNICEF

Focando a Notícia

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627