Avião da TAM faz pouso não previsto nas Ilhas Canárias e passageiros relatam problemas

Publicado em domingo, Fevereiro 23, 2014 ·

Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal

Um avião da TAM, que fazia uma viagem de Frankfurt a São Paulo, teve que fazer um pouso não previsto nas Ilhas Canárias. Passageiros relatam que fumaça na aeronave tenha sido o motivo e a imprensa local aponta indícios de que existiam produtos químicos. O pouso aconteceu às 16h de sábado e o aeroporto de Gran Canaria chegou a ficar com “alerta laranja”, impossibilitando que novos pousos ocorressem em, pelo menos, uma hora.

A TAM, por meio de sua assessoria, afirmou que o trajeto foi alterado por motivos operacionais, que não tinha produtos tóxicos e que transporte de carga é regulamentado. O avião deixou as Ilhas Canárias às 1810m, horário de Brasília e tem previsão de chegar em São Paulo às 3h.

CURTA o FOCANDO A NOTÍCIA no Facebook

Em nota, a TAM afirma que o pouso nas Ilhas Canárias foi necessário “para uma inspeção no equipamento chamado recirculation fan, sistema localizado em um dos banheiros do fundo da aeronave que tem como função auxiliar a circulação do ar na cabine. A companhia esclarece que o procedimento não colocou em risco a segurança do voo, porém se fez necessário para garantir o conforto dos passageiros, já que a falha ocasionou cheiro desagradável a bordo.”

A empresa destaca ainda que “não houve problemas com a carga transportada no porão da aeronave ou qualquer tipo de vazamento de produtos químicos, o que foi confirmado pelas equipes técnicas que vistoriaram o avião” e que não houve um “pouso forçado”, mas sim um “pouso alternado para o aeroporto de Las Palmas, nas Ilhas Canárias”.

Um dos passageiros, ouvido pelo O GLOBO, afirma que o problema começou quando um cheiro forte foi sentido na classe econômica e comunicado a comissária que teria informado o comandante imediatamente. Três horas depois, com o avião a 200 quilômetros das Ilhas Canárias, os passageiros foram comunicados que a aeronave retornaria.

– O avião pousou na ponta do terminal, muito distante de todo o resto e estava todo cercado por carros dos bombeiros – afirma o passageiro escutado pelo O GLOBO que preferiu não se identificar – Houve fumaça no avião, sim! O próprio comandante disse que o problema era no porão. Agora, somos 250 pessoas sem informação, a TAM sumiu.

A empresa ainda informa que deslocou técnicos da Europa para manutenção do avião. Por fim, afirma que a “companhia segue rigidamente todas as legislações que regulamentam o transporte de cargas realizado em aviões de passageiros”.

A TAM garantiu ter tomado “todas as providências para que os passageiros fossem acomodados durante a inspeção e preparação da aeronave para uma nova decolagem, que ocorreu às 18h10, com chegada a São Paulo prevista por volta das 3h de amanhã (24/02)”.

RAPHAEL KAPA

(Colaborou Cleide Carvalho)

Comentários

Tags : , , , , , , , , , ,

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627