Autoridade Palestina desaparecerá com ocupação, diz Abbas

Publicado em domingo, Abril 17, 2011 ·

Palestina bandeira“A Autoridade Palestina afundará se Israel persistir em sua exigência de manter uma presença militar no território de um futuro Estado palestino”, afirmou o presidente da entidade, Mahmud Abbas, em uma entrevista exclusiva à AFP.

Esta é a primeira vez que Abbas fala claramente do desaparecimento da Autoridade Palestina no caso de permanência de Israel em território palestino. Abbas explicou que, durante as negociações de paz em setembro de 2010, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, informou sobre sua vontade de manter durante 40 anos uma presença militar na zona que cerca o vale do Jordão, na Cisjordânia.

“Se ele deseja ficar 40 anos, isso quer dizer que é uma ocupação, que ele manterá a ocupação”, declarou Abbas, enfatizando que Netanyahu rejeitou a proposta de mobilização de uma força internacional, especialmente da Otan, na fronteira.

Na hipótese de que a vontade israelense se concretize, isso acabará com a Autoridade Palestina, alertou Abbas, que, em muitas ocasiões, mostrou sua rejeição à permanência de qualquer soldado hebreu num futuro Estado palestino.

Em março, Netanyahu reiterou sua vontade de conservar uma presença militar ao longo da fronteira entre a Cisjordânia e a Jordânia para, segundo ele, “impedir infiltrações terroristas e a importação de foguetes na Cisjordânia”.

“Nossa fronteira de segurança está aqui, na ribeira do Jordão, e nossa linha de defesa começa aqui”, justificou o primeiro-ministro israelense.

Frente ao bloqueio do processo de paz e as estéreis negociações entre ambas as partes para chegar a um acordo, os dirigentes palestinos, que recorrem com frequencia ao “modelo sul-africano” de emancipação não violenta, se mostram decididos a proclamar um Estado próprio no prazo de um ano.

AFP

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627