Aumentam apoio e aprovação dos brasileiros à presidenta Dilma

Publicado em domingo, outubro 2, 2011 ·

dilmaA crise econômico-financeira global se alastra e se agrava, suas consequências chegam até aqui, o governo age rápido, com acerto e colhe apoio à suas iniciativas. Não há como tirar outra interpretação dessa avaliação positiva do governo da presidenta Dilma Rousseff que voltou a subir entre julho e setembro conforme atesta a pesquisa CNI/IBOPE divulgada nessa 6ª feira (ontem).

Segundo este mais recente levantamento CNI/Ibope, o índice de pessoas que consideram o governo Dilma como ótimo/bom passou de 48% para 51%. Com isso, caiu de 36% para 34% o número de brasileiros que consideram sua gestão como regular e, também, de 12% para 11% os que a avaliam como ruim/péssima.

Os novos índices mostram, inclusive, uma inversão na tendência de queda na avaliação positiva do governo detectada pela CNI/IBOPE anterior, feita em julho e divulgada em agosto. Naquela pesquisa o índice dos que consideravam o atual governo ótimo/bom havia caído de 56% para 48%.

Agir rápido ante denúncias ajuda a presidenta

A interpretação dos especialistas em pesquisas é de que a ocorrência de denúncias contra o governo não está colando um impacto negativo no governo. Pelo contrário, a rápida reação e medidas adotadas pela chefe do governo terminam lhe rendendo pontos positivos.

O levantamento divulgado nesta 6ª feira mostra que também a aprovação à presidente voltou a crescer. Em pesquisa CNI/IBOPE de março último seu índice de apoio era de 73%, caiu depois para 67% em julho e agora subiu para os atuais 71%. Os que a desaprovam eram 12% em março, 25% em julho e agora são 21%.

Embora saibamos todos que ainda ainda há muita coisa a fazer nesses setores, houve uma melhora na avaliação nos demais aspectos tocados pelo governo, como saúde, educação, segurança pública,  política de impostos, taxa de juros, combate ao desemprego e preservação do meio ambiente.

Pesquisa embute um alerta: a inflação

Quando comparado com o governo Lula, passaram de 11% para 15% os que consideram o governo da presidenta melhor. Essa é a terceira rodada de pesquisa CNI/Ibope divulgada este ano. O levantamento foi feito entre 16 e 20 de setembro, com entrevista com 2.002 pessoas em 141 municípios do país (margem de erro é de dois pontos percentuais).

A pesquisa de agora, embute, no entanto, um alerta: um dos únicos itens em que a aprovação do governo não subiu foi na avaliação de suas ações de combate à inflação. O índice ficou em 38%, assim como na pesquisa divulgada em agosto. Em março, 48% dos brasileiros aprovavam a política do governo de combate à inflação.

Blog do Zé Dirceu

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627