PARAÍBA

Associação paraibana testa eficácia do canabidiol contra o coronavírus

Publicado em segunda-feira, Abril 13, 2020 ·

https://pixabay.com/photos/cannabis-pot-weed-marijuana-drug-2152605/

A Abrace, Associação Brasileira de Apoio Cannabis Esperança, sediada em João Pessoa, irá distribuir frascos de canabidiol aos profissionais da saúde que estão trabalhando na luta contra o coronavírus e apresentaram algum sintoma da doença. O objetivo da Associação, que é a única entidade brasileira até o momento com permissão para cultivar maconha medicinal, é testar se a substância encontrada na planta é eficaz para aliviar os sintomas da Covid-19.

Ao todo, 40 médicos espalhados pelo Brasil participarão do estudo. Metade receberá o medicamento à base de canabidiol, com uma concentração de 2%, e a outra metade receberá uma substância sem efeito. Depois do teste, os resultados serão analisados pela Abrace e por Universidades.

O canabidiol é uma substância encontrada nas folhas do cânhamo, uma espécie de cannabis, mesma planta da maconha. Essa substância não possui os efeitos psicoativos do THC, responsável pelos efeitos da droga. Pelo contrário, seus efeitos não-psicoativos vêm sido alvo de diversos estudos e pesquisas, apresentando ótimos resultados no tratamento de diferentes doenças e transtornos.

No final do ano passado, a justiça brasileira deu grandes passos rumo à regulamentação da substância no Brasil. Na ocasião, mais de 1500 paraibanos aguardavam em uma lista de espera para utilizar os medicamentos feitos à base de canabidiol, que são usados para tratar desde depressões profundas até crises de epilepsia. Você pode obter mais informações sobre o canabidiol aqui.

Alguns estudos já mostraram que o canabidiol possui características broncodilatadoras e anti-inflamatórias, principal motivo pelo qual ele pode ser eficaz para amenizar os efeitos do novo coronavírus. De acordo com dados da Abrace, mais de 4,2 mil famílias já foram atendidas pela associação. Deste número, uma grande parte possuía problemas pulmonares, inflamações ou doenças autoimunes e a melhoria dos sintomas foi evidente frente à exposição aos medicamentos. O canabidiol é, inclusive, eficaz para levar maior qualidade de vida para pessoas asmáticas.

Um dos motivos que leva os pesquisadores a acreditarem que o canabidiol possa ser eficiente para amenizar os sintomas da Covid-19 é o fato da substância ser um canabinoide, que entra em em nosso corpo e age no sistema endocanabinoide, responsável por equilibrar as atividades do sistema imunológico, que, por sua vez, causa inflamações com o objetivo de eliminar o vírus. Quando as inflamações são muito fortes, como as causadas pelo novo coronavírus nas pessoas que fazem parte do grupo de risco, a quantidade de endocanabinoides diminuí muito. Assim, o canabidiol é uma alternativa para que o organismo reponha esses compostos.

Atualmente, a Abrace está buscando na justiça a autorização para expandir suas atividades, visando montar uma nova sede em Campina Grande. A Paraíba é uma referência nacional nos estudos relacionados aos benefícios da cannabis no organismo. Além da Abrace, o estado conta também com a Liga Canábica e com o apoio de vários pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba.

 

 

Comentários

Tags : , , , ,

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco







Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br