Assembleia Legislativa aprova voto de aplausos ao Grêmio Morenense pelos 90 anos de fundação

Publicado em segunda-feira, setembro 8, 2014 ·

 

GREMIOA Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou o requerimento do deputado estadual, Domiciano Cabral, propondo voto de aplausos ao Grêmio Morenense pelos 90 anos de fundação do clube. O parlamentar apresentou a proposta por entender que o Grêmio teve, e tem, uma inestimável importância histórica, social e cultural ao longo de décadas para Solânea e para a região. Domiciano destacou a importância do baile ‘Vermelho e Branco’ realizado pela atual diretoria.

O clube mais famoso do Brejo paraibano foi fundado em 18 de maio de 1924 e a inauguração de sua Sede Social em 24 de maio de 1927. A sua fundação do Grêmio se deve a um grupo de homens de boa vontade (empresários/comerciantes residentes no Distrito de Moreno), Leôncio Costa, Jose Pessoa da Costa, Tancredo de Carvalho, Segundino Ferreira Passos, Alfredo Bandeira da Costa, Olegário Agápito da Costa, João Lali da Silva Pinto, Adauto Silva entre outros. O nome do clube foi em homenagem ao Distrito de Moreno e ele chegou, inclusive a ser sede da prefeitura municipal do ano 1954 a 1957.

Eventos históricos

festa gremio decada de 30O Grêmio Morenense foi palco para muitos eventos históricos de Solânea. Entre eles a apresentação do Poeta Perilo D’Oliveira em 24 de abril de 1928; a visita do Presidente João Pessoa em 27 de fevereiro de 1930 – ano de sua morte; e apresentação do cantor Augusto Calheiros em agosto de 1952. Também se apresentaram no clube os cantores Marinês e Genival Lacerda em 1954 e em 30 de julho de 1958, comemorando o aniversario do Presidente Waldemar Nóbrega.

O clube também foi cinema de 1949 a 1953 (proprietário Jacob Soares); sede das comemorações da Independência do Município de Solânea em 23 de janeiro de 1954, com as presenças do Governador João Fernandes de Lima, deputados Humberto Lucena e Clóvis Bezerra; e sede do Fórum, sendo seu primeiro júri no dia 17 a 19 de agosto de 1954, para o julgamento da morte de Luiz Moura e os réus, os irmãos Aluísio Farias e Antonio Farias. O julgamento teve como juiz o Dr. Abdias e o advogado de acusação foi Alfredo Pessoa de Lima. Já os advogados de defesa foram os deputados Luiz Bronzeado e Humberto Lucena.

Além de tudo isso, o Grêmio Morenense foi hospedagem do Botafogo de João Pessoa em 19 de novembro de 1961 e ringue de luta livre de 1961 a 1962. Também foi sede das comemorações do 10º aniversário da Independência de Solânea, em 26 de novembro de 1963 e local da primeira reunião, em 27 abril de 1967, e fundação da Loja Maçônica José Pessoa da Costa. O clube também sediou o festival de violeiros e eventos da semana universitária. E, em 2013, foi sede das comemorações dos 60 anos de emancipação política de Solânea.

Personagens importantes para o Grêmio

Alguns personagens considerados de importância para o Clube: Leôncio Costa (Proprietário do Banco Popular de Moreno, empresário, comerciante e político), Antonio Tancredo de Carvalho (primeiro Presidente, primeiro prefeito, Jornalista, político, Escritor, Membro do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano, Presidente da ASPEP), João Lali da Silva Pinto (comerciante, Presidente),Waldemar Alves Nóbrega (Primeiro Prefeito eleito, Presidente que fez a primeira reinauguração, Empresário), Epifânio Plácido da Silva (Prefeito, Presidente, comerciante), Alfredo Pessoa de Lima (Jurista, escritor, jornalista, politico), João Elísio da Rocha (Prefeito, pecuarista, comerciante), Djair da Silva Pinto (Presidente, Medico, Vice-Prefeito, Professor), Harrison Nogueira Pinto (Presidente, Empresário, Pecuarista), Sebastião Geriz de Oliveira (Presidente, Advogado, Professor), Antonio Alencar (Professor, Politico), dentre outros.

Grêmio já recebeu várias autoridades importantes

Várias autoridades importantes já estiveram no Grêmio Morenense. Exemplo disso foram: o jornalista, empresário e político Assis Chateaubriand, que esteve no clube em 1954 e doou 5.000 mil cruzeiros para compra do terreno do Estádio Tancredo de Carvalho; o Bispo Dom Manuel Pereira (1954); governadores João Pessoa, Álvaro de Carvalho, Odon Bezerra, João Fernandes de Lima, Pedro Gondim, João Agripino, Clóvis Bezerra (recebeu o titulo de cidadão), Ronaldo Cunha Lima, José Maranhão, e Ricardo Coutinho.

Também já pisaram no solo do grêmio os senadores Ruy Carneiro, Humberto Lucena, Ivandro Cunha Lima, Efraim Morais; os deputados federais Benjamim Maranhão, Luiz Couto, Efraim Filho; os deputados estaduais Orlando Cavalcanti, Pedro Augusto de Almeida, Arnóbio Viana, Afrânio Bezerra, Ramalho Leite, Tião Gomes, Domiciano Cabral, Salomão Gadelha, Ricardo Barbosa e Hérvazio Bezerra.

Outras autoridades a estarem presentes no clube foram o presidente do BNB Roberto Smith e os diretores Apolônio de Carvalho, Manuel da Conceição, Gregório Bezerra, Manoel Batista de Medeiros, o senador de Roraima Valdir Raupp; a deputada federal-RO Marinha Raupp; a ex -Governadora (RO) Janilene Vasconcelos de Melo, o presidente do TCE-RO José Gomes de Melo, dentre outras personalidades.

O Grêmio Morenense tem uma inestimável importância histórica, social e cultural ao longo de décadas para Solânea e região. Atualmente se realiza a cada sábado que antecede o carnaval um baile denominado de Vermelho e Branco, já tradicional na região, no formato dos antigos carnavais, baile com orquestra de frevo, além de locações para eventos sociais e culturais da região. É o segundo clube social em atividade mais antigo do Estado da Paraíba.

Diretoria atual

Presidente: Hélton Martins

Vice-Presidente: Roberto Germano

Secretario: Lavine Viana

Tesoureiro: Wlamir Silva

 

Redação/Focando a Notícia

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627