As Conferências Episcopais  

Publicado em sexta-feira, março 9, 2018 ·

Então ouvi a voz do Senhor, conclamando: “Quem enviarei? Quem irá por nós?”
E eu respondi: Eis-me aqui. Envia-me! 
Isaías 6:8
 
Cada país do mundo que conta com a presença da igreja organizada através das dioceses, conta também com as Conferências Episcopais. Cada bispo é responsável pela missão em sua igreja participar, mas, para além disse, as dioceses estão dentro de um espaço geográfico maior em cada país; a igreja tem por missão dá o testemunho da unidade e da comunhão. Para que isso aconteça existem as conferencias episcopais, em comunhão com o bispo de Roma.
A nossa CNBB foi criada em 1964 com uma grande colaboração de Bispos do Nordeste entre eles Dom Helder Câmara um grande homem que se encontra em processo de canonização.
Tem sido imenso o bem que a CNBB tem feito para o povo brasileiro. A Campanha da Fraternidade é única nas conferencias episcopais e teve sua origem na arquidiocese de Natal antes de ser nacional.
Quanta riqueza a CNBB tem produzido de material nesses anos todos na linha da conversão das pessoas e na transformação da sociedade. Muitas iniciativas, tanto dentro da igreja como fora, também já foram implementadas, graças a esses passos dados pela nossa igreja, portadora da Boa Nova de Jesus.
Muitas das pastorais que temos tão importantes e fundamentais são frutos do trabalho da nossa igreja, criadas ou impulsionadas a partir das Campanhas da Fraternidade. Como não lembrar do trabalho da pastoral da criança, do trabalho com os agricultores, pastoral da terra, pastoral do menor, com pescadores, índios, mulheres marginalizadas, sobriedade, e muitas outras: UMA IMENSA RIQUEZA!
Precisamos render graças a Deus pelos nossos pastores que dão suas vidas em suas dioceses, em lugares tão afastados deste nosso imenso país, que além de suas dioceses, assumem muitas funções em seus regionais e também com missões nacionais.
Todos os anos, cada bispo diocesano, também os eméritos, se encontram na Assembleia Nacional, para os momentos de estudo, de partilha e de oração. Dom Jose Maria Pires, arcebispo emérito da Paraíba, no ano próximo passado estava presente, como o bispo mais idoso do Brasil.  Quantos documentos de estudo e de orientação pastoral já foram publicados como resultado das assembleias pela CNBB, sobre os mais variados temas? Algo muito precioso.
Como a CNBB está atenta à sua missão a serviço da evangelização e da promoção da vida para todas as pessoas, em comunhão com os ensinamentos tão preciosos do Papa Francisco. Agradeçamos a Deus por esses testemunhos tão ricos que estão muito para além das dificuldades que existem. São os exemplos que estimulam. Quantos exemplos de santos pastores que edificaram e edificam a nossa Conferencia nesses anos de sua existência. Homens que viveram e vivem na simplicidade, na radical vivencia do evangelho como seguidores fieis a Cristo. Devemos nos alegrar e nos encorajar com tantos exemplos de doação a própria vida.
Caminhar sempre na esperança. A Igreja, com suas conferencias, orientadas pelo papa Francisco está no caminho certo, guiada com toda certeza pelo espirito santo, convidada a ser uma igreja em saída, a caminho, ao encontro do rebanho. Uma igreja que se santifica no serviço a Cristo, presente no eucaristia e no pobre.
Celebremos a Pascoa de Jesus como passagem também de todos nós, num grande processo de conversão para a missão.
 
Pe.Bosco

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS












INFORMA BREJO


INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627