no Brejo da Paraíba

Artistas pintam fachadas de casas para incentivar o turismo rural em Areia, na PB

Publicado em terça-feira, fevereiro 4, 2020 ·

Casas localizadas na zona rural de Areia, no Brejo da Paraíba, tiveram as fachadas pintadas por artistas grafiteiros conhecidos no Brasil inteiro. A vila com nove residências, às margens da PB-079, foi transformada em uma galeria de arte a céu aberto.

O trabalho foi feito na comunidade Chá de Jardim. As pinturas que reproduzem elementos da cultura nordestina, foram feitas por meio do projeto “Galerias”, que reúne 11 artistas plásticos de alguns estados do país.

A xilogravura é a marca registrada de Perrow, artista de pernambuco que contribuiu com a repaginação da comunidade.

“O trabalho é sempre inspirado no Nordeste, na nossa cultura. Com elementos com traços, com alguma a característica que envolve o nosso Nordeste, reforçou.

Pinturas foram feitas por artistas com trabalhos reconhecidos no páis e no exterior  — Foto: TV Paraíba/Reprodução

Pinturas foram feitas por artistas com trabalhos reconhecidos no páis e no exterior — Foto: TV Paraíba/Reprodução

Outro artista que participou do projeto foi Claudinei Oliveira, mais conhecido como Vespa, que tem atuação reconhecida mundialmente.

“Já tive a possibilidade de levar o meu trabalho para nove países e agora na Paraíba. É a minha primeira vez por aqui. Já estou apaixonado”, pontuou o grafiteiro.

Os artistas doaram os direitos autorais dos trabalhos que poderão ser usados para estampar artigos artesanais, que serão vendidos para os turistas que visitarem a comunidade.

O projeto que tem a finalidade de incentivar o conhecimento de culturas e fomentar manifestações artísticas, está estimado em R$ 23 mil. A ação foi custeada com ajuda de empresas e pessoas por meio de campanhas feitas na internet.

“Eles vão produzir bolsas, bonés, o céu é o limite, vestidos camisetas não só fazer a manutenção da galeria, mas apara gerarem renda para si. Um dos grandes focos da comunidade é trazer o turista para cá”, explicou o coordenador do projeto, Guataçara Monteiro.

Crianças, artesãs e donas de casa participaram da ação — Foto: TV Paraíba/Reprodução

Crianças, artesãs e donas de casa participaram da ação — Foto: TV Paraíba/Reprodução

Toda a comunidade se engajou na ação. Crianças, artesãs e donas de casa deram um toque especial para a grande obra de arte que o local se transformou.

“Muitos de nós nunca tivemos a oportunidade de conhecer uma galeria de arte. E a gente ter a oportunidade de ter uma galeria nas nossas portas, isso é motivo de muito orgulho e a gente de maneira alguma vai permitir nunca que isso se apague”, concluiu Luciana Balbino, coordenadora da comunidade.

O grupo passou 10 dias no local para concluir a obra. O lugar está aberto para visitação com o auxílio de um guia que é ou não remunerado conforme o desejo de quem passar pela vila. Já para participar de uma trilha ecológica na Mata Pau de Ferro é cobrada uma taxa de R$ 10.

G1

 

Comentários

Tags : , , , ,

REDES SOCIAIS














INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627