Areial: Projeto Rio Mamanguape inicia recuperação do tanque de pedra do governo

Publicado em segunda-feira, novembro 26, 2012 ·

 

O Projeto Rio Mamanguape, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, iniciou a recuperação do tanque de pedra do Governo, no município de Areial, distante 171 quilômetros de João Pessoa. A obra atende a uma demanda da comunidade e beneficiará de forma direta 70 famílias. A expectativa é que as reformas serão concluídas em janeiro do próximo ano.

O engenheiro Lucilio Vieira, da Cooperativa de Projetos, Assistência Técnica e Capacitação do Nordeste – Ltda – Coopacne, que executa o Projeto Rio Mamanguape, explicou que a reforma do Tanque de pedra do Governo era uma reivindicação antiga da população de Areial, pois aquele é um único equipamento no município destinado ao armazenamento de água e apresenta inúmeros vazamentos e problemas na preservação da qualidade da água por seu uso inadequado.

Além da retirada dos vazamentos, a obra que está sendo executada pelo Projeto Rio Mamanguape, inclui a elevação do muro estanque, a implantação de uma cerca, todos os serviços de limpeza, implantação de um chafariz para que a população possa retirar a água sem ter a necessidade de entrar na área de captação do tanque.

Lucílio explica que o tanque de pedra possui cerca de dois hectares de área de captação e a capacidade de armazenamento de água é estimada em 10 mil metros cúbicos de água. O engenheiro ressalta que esta capacidade poderá ser utilizada em sua totalidade com a retirada dos vazamentos, ampliando a capacidade de acumulação.

Ele também estima que o número de pessoas que serão atendidas com a água do equipamento crescerá. “Quando as pessoas souberem que ali existe um reservatório com quantidade e qualidade de água, passarão a recorrer ao local como fonte de abastecimento”.

         Pintado – A recuperação do Tanque de Pedra do Governo, em Areial, é uma obra semelhante a que foi realizada pelo Projeto Rio Mamanguape no Tanque do Pintado, na comunidade de mesmo nome, no município de Esperança. Naquela comunidade a obra foi solicitada ao Comitê Local do Projeto por professores da Escola Manoel Agostinho de Oliveira, como uma atividade resultante da Capacitação em Educação Ambiental, promovida para os professores da rede municipal de ensino daquele município.

Assessoria de Imprensa para o Focando a Notícia

Comentários

Tags : , , , , , , ,

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627