Areia comemora quarta-feira 165 anos de emancipação política

Publicado em segunda-feira, Maio 16, 2011 ·

areia_pb_465No próximo dia 18 de maio, a Histórica cidade de Areia, primeira cidade na Paraíba a se tornar Patrimônio Nacional estará comemorando 165 anos de sua Emancipação Política. O reconhecimento da cidade de Areia, como sendo Patrimônio Nacional, ocorreu em 11 de agosto de 2005, pelo Conselho Consultivo do IPHAN, tendo sido homologado pelo Ministério da Cultura, através da portaria nº 073, de 29 de agosto de 2006, publicada no DOU (Diário Oficial da União), de 06 de setembro de 2006.

Ponto de parada de tropeiros e condutores de gado, oriundos do sertão, que seguiam viajem para o litoral, assim se deu o inicio do povoado conhecido como sertão dos bruxaxás e depois de algum tempo de Areias.
No longo da historia, a cidade de areia e seus filhos participaram de momentos importantes do nosso País: quando se deu inicio a ideário republicano no nordeste, lá estava à cidade de areia, com seus filhos prontos a se engajar nessa luta, na Confederação do Equador, Revolução Praieira, lá estavam novamente os areienses participando de forma ativa. Antecipando-se a Lei Áurea, no dia 3 de maio de 1888 a cidade de areia mais uma vez fazia historia e libertava o seu ultimo escravo.
Areia berço de filhos ilustres, que por diversas vezes tiveram o destino da Paraíba em suas mãos. Dom Adauto fundador da Arquidiocese da Paraíba, Pedro Américo que tão bem retratou a historia do País em, suas obras e que está imortalizado como o areiense que retratou o Império sendo o seu quadro O Grito do Ipiranga, a obra que marca esse momento tão importante da nossa Historia. José Américo de Almeida político influente, ministro de viação e obras do governo Vargas e que trouxe para o Nordeste, para a Paraíba e para a cidade de Areia obras importantes, como a Escola de Agronomia do Nordeste, hoje Universidade Federal da Paraíba Campus II, que chegou a ser candidato a presidênte da republica em 1937, José Américo, que com sua obra A BAGACEIRA se destacou também na literatura dando inicio ao Romance Regionalista no Brasil. São muitos os filhos ilustre dessa terra e que deixaram para essa nova geração uma herança cultural muita rica e que precisa ser preservada.
Areia comemora esses 165 anos de Emancipação Política com uma exuberância foram do comum, preservando suas riquezas naturais, sendo uma cidade privilegiada, circulada de verde por todos os lados. Com um clima tipicamente europeu, situada a 618 metros acima do nível do mar, Areia terra que encanta os seus visitantes, oriundos de todas as partes do Brasil e ate de outros países.Areia com seus casarões, do Teatro Minerva, primeiro Teatro particular do Estado, da Igreja do Rosário dos pretos, do banho do “Quebra” que será revitalizado, do Colégio Santa Rita que tanto contribuiu com a educação da Paraíba, do Museu Regional herança do Monsenhor Rui Barreira Viera, do Museu da Rapadura, do Museu Casa de Pedro Américo.
Areia dos famosos festivais de inverno e que será mais uma vez realizado, do II Festival de Musica, do Seminario de Turismo e Identidade Cultural, Areia que hoje realiza o festival brasileiro da cachaça e da rapadura AreiaFest, cidade que abrilhanta a Rota Cultural Caminhos do Frio e que tem muita coisa boa para mostrar para a Paraíba e para o Brasil.
Nesses 165 anos de História foram muitas as conquistas dessa cidade de povo acolhedor, pacato e festeiro e que se esforça para receber bem aqueles que os visitam. Areia conta hoje com uma administração compromissada com o seu desenvolvimento e do seu povo e que para isso, conta com um grupo de amigos, que auxiliam o poder publico nessa tarefa de preservar o patrimônio do município, zelando por toda essa herança cultural que a cidade apresenta.

O importante disso tudo é que a cidade de Areia, que já é um Patrimônio Nacional, esta se tornado um patrimônio da população areiense, o trabalho realizado pela prefeitura e pelos seus parceiros, esta fazendo surgir na população um senso de pertencimento que esta sendo muito salutar para a cidade e para o seu povo.

Confira programação:
15 e 16 Maio – II Festival de Música Areia PB. 20 hs Calçadão João Cardoso

17 Maio – Terça-Feira: II SEMINÁRIO TURISMO E IDENTIDADE CULTURAL – Local Teatro Minerva.
9h15 Abertura – Cantador Poeta-Oliveira de Panelas – 50 Anos de Viola
10h – Secretário Cultura da Paraíba – Cantor e Compositor Chico Cesar. Tema: A Cultura canta e alimenta nosso Presente. Expectativas Paraíba, Meu Amor.
10h40 – Palestra: Cordel, Identidade e Vanguarda – Na Vida e na Sala de Aula. Músico, Doutor pela UFRJ em Ciência da Literatura Professor Aderaldo Luciano.
11h15 Lançamento Livro: O Auto de Zé de Limeira. Professor Aderaldo Luciano. Apresentação: Poeta Oliveira de Panelas.
13h30 Poeta Oliveira de Panelas – Roda Debate sobre Cantoria na Educação e Cultura.
14h “Areia, Terra dos Bruxaxás – Lugar onde cantam as Cigarras”, Patrimônio e História. Professor Doutor Daniel Duarte (UFPB/CCA).
14h45 Palestra: “Paraíba Riqueza de Todos Nós”. Bacharel em Turismo Elzário Júnior.
16h30 – Apresentação do Sexteto de Chorinho da Borborema – Campina Grande PB.
22HS –Shows: Forró da Galega, The Fevers e Banda Aveloz. Calçadão João Cardoso.
DIA 18 DE MAIO, QUARTA-FEIRA:
6h Alvorada Filarmônica Abdon Milanez.
8h – Hasteamento Bandeiras – Coreto da Praça Central.
8h15 – Missa Ação de Graças – Igreja Nossa Senhora da Conceição.
9h – IV Corrida Pedestre Cidade de Areia – Largada Praça Central.
10h30 – Solenidade Câmara Municipal – Entrega Títulos Cidadão Areiense.
15hs – Exposição Artesanato Espaço da Cultura e Arte Horácio de Almeida.
17hs- Apresentação Grupo Capoeira – Praça do Coreto.

Nelson Almeida para o Focando a Notícia

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627