Arcebispos da Paraíba e do Rio de Janeiro participam do 15º Crescer, em CG

Publicado em quarta-feira, Fevereiro 15, 2012 ·

80875_W220Q60I2SASRFHFVRLRRCLCTCRCBOs arcebispos da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, e do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, estarão participando da programação do 15º Crescer – O Encontro da Família Católica, que acontece entre os dias 19 e 21 deste mês, no Clube Campestre, em Campina Grande (PB). De acordo com a programação já definida, Dom Aldo celebra a Santa Missa de encerramento do domingo, 19, primeiro dia do encontro, e na segunda-feira, 20, a Santa Missa de encerramento do segundo dia do Crescer será celebrada por Dom Orani João Tempesta, que participa pela primeira vez do encontro. O encerramento oficial do Crescer, na terça-feira, 21, terá as presenças do administrador diocesano de Campina Grande, Dom Jaime Vieira Rocha, e do fundador da Comunidade de São Pio X e idealizador do Crescer, que hoje é o maior encontro católico da Paraíba, Antonio Lucena.

A programação realizada no ginásio do Clube Campestre, denominada de Crescer na Fé, começa no domingo, a partir das 8h, com a recitação do Santo Terço, com o Movimento do Terço dos Homens, seguida de um momento de louvor através de músicas com Evandro Santiago. Em seguida, a programação da 15ª edição do encontro será oficialmente aberta por Antonio Lucena, Gustavo Lucena, coordenador geral do encontro, e padre Eude Araújo, reitor do Santuário da Divina Misericórdia e terá também a chegada da imagem da Sagrada Família, da Paróquia do Rocha Cavalcante, que será levada até o Clube Campestre em uma carreata e permanecerá durante os três dias. A primeira pregação será sobre o tema “Resgatar a família é construir a civilização do Amor”, com Jorge Gomes, fundador da Comunidade Católica Kayrós, de Taquaritinga do Norte, em Pernambuco.

Depois de mais um momento de animação com Evandro Santiago, acontece a segunda pregação da manhã, com Ziad Esper, do Conselho Estadual da RCC (Renovação Carismática Católica) de Goiás, sobre o tema “Família, primeira escola de oração”. Encerrando a programação da manhã, acontecem a Procissão e Bênção do Santíssimo Sacramento, com o padre Eude Araújo. À tarde, Teto Fonseca abre a programação, que terá em seguida uma pregação sobre o tema “Acreditar na família é construir a santidade”, com Onazir Conceição, coordenador nacional do Ministério da Libertação da RCC do Brasil. A Santa Missa de encerramento do primeiro dia do Crescer será celebrada por Dom Aldo Pagotto.

Na segunda-feira, 20, o Movimento do Terço dos Homens abre a programação, com a Recitação do Terço. Em seguida, a animação ficará por conta de Mauro Ribeiro e logo depois, acontece a primeira pregação do dia, com Gustavo Lucena, sobre o tema “Senhor, ensina-nos a rezar (Lc 11,1)”, que é o lema do encontro deste ano. A Adoração e Bênção do Santíssimo Sacramento serão feitas por Gustavo Lucena e padre Eude Araújo. Mauro Ribeiro faz mais um momento de animação que antecede a pregação sobre o tema “Família: tesouro para cuidar e valorizar”, com Onazir Conceição. A animação no horário da tarde será com Luceana Ribeiro e em seguida, acontece mais uma pregação com Ziad Esper, sobre “Família: filhos conscientes de sua vocação e dignidade”. A Santa Missa será celebrada por Dom Orani João Tempesta.

O terceiro e último dia do Crescer será aberto com a Recitação do Terço, com o Movimento do Terço dos Homens e a animação de Teto Fonseca. Em seguida, acontece a primeira pregação do dia, com Ziad Esper, sobre o tema “A sua família tem jeito”. Teto Fonseca volta a animar o público participante, que em seguida acompanha a mais uma pregação com Onazir Conceição, sobre o tema “Família: lugar do Pentecostes”. A Procissão e Bênção do Santíssimo Sacramento, com o padre Eude Araújo e Gustavo Lucena, encerram a programação da manhã. À tarde, Luceana Ribeiro faz um momento de animação, antecedendo a pregação de Onazir Conceição, que será sobre o tema do Crescer deste ano, “Família que reza unida permanece unida”, frase de Madre Teresa de Calcutá.

A Santa Missa de encerramento será celebrada por Dom Jaime Vieira Rocha, que estará deixando a Diocese de Campina Grande para assumir, no dia 26 deste mês, a função de arcebispo metropolitano de Natal. Depois da celebração, acontece a consagração das famílias à Sagrada Família e o encerramento oficial do Crescer. O encontro terá ainda programações paralelas, divididas no Crescer na Oração, que acontece no salão de festas, o Crescer com as Crianças, no pavilhão, e o Crescer no Conhecimento, em salas moduladas montadas na área externa do ginásio.

Movimento do Terço dos Homens participa do 15º Crescer

A programação do Crescer na Fé, que acontece durante o 15º Crescer – O Encontro da Família Católica no ginásio do Clube Campestre, será aberta durante todos os dias do encontro, a partir das 8h, com a recitação do Santo Terço, com o Movimento do Terço dos Homens. Além do ginásio, o Movimento do Terço dos Homens também estará presente todos os dias, das 9h à 11h30, no Crescer na Oração, que acontece no salão de festas do Clube Campestre.

A participação do Movimento do Terço dos Homens no Crescer, que acontece desde o ano de 2009, de acordo com José Onildo Gonçalves, é uma oportunidade para que eles possam divulgar a sua missão. “Por isso agradecemos a coordenação da Comunidade de São Pio X”, diz José Onildo, qtue faz parte da coordenação diocesana junto com mais 11 integrantes de outras paróquias.

Desde 2009, conta José Onildo, o Terço dos Homens passou a integrar a programação do Crescer. Em 2009 e no ano seguinte, com a reza do Terço e com o Rosário em 2011. “Agora, neste ano, continuaremos com a nossa missão”, disse ele, acrescentando que o Movimento do Terço dos Homens no encontro católico é uma forma de motivar, cada vez mais, a participação dos homens dentro da Igreja, por meio da oração do Terço.

O Terço dos Homens teve início através de uma proposta lançada no Conselho Paroquial da Catedral, por Ailton Bezerra, que é atual coordenador diocesano do Terço, e Jonas Leitão, participante do Terço, e que foi aprovada por padre Márcio Henrique. O primeiro encontro do Terço foi realizado no dia 7 de agosto de 2004, na Catedral de Nossa Senhora da Conceição.

O principal objetivo é resgatar o homem à igreja e fortalecer a família, com respeito e obediência à hierarquia da Igreja Apostólica Romana, como Discípulos Missionários de Jesus Cristo. Sobre os projetos para o Movimento do Terço dos Homens, José Onildo disse que um deles prevê a realização anual de encontros em diferentes setores da Diocese de Campina Grande.

Karina Araújo – Focando a Notícia

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627