Aprender a respirar é fundamental para relaxar, destaca psiquiatra

Publicado em terça-feira, agosto 23, 2011 ·

respirarLogo após o Bem Estar desta terça-feira (23), o psiquiatra Luiz Vicente Figueira de Mello, do Hospital das Clínicas em São Paulo, falou mais ao G1 sobre pressa, ansiedade e estresse.

Segundo o médico, quando esses comportamentos começam a atrapalhar a vida, é preciso buscar orientação e tratamento. E geralmente quem tem muita pressa também é ansioso e sofre um excesso de cobranças.

Mello destacou que quem vive ao lado de pessoas muito ansiosas acaba funcionando como um freio, e não se “contaminando” com esse modo de ser. Para evitar a pressa constante, o ideal é não preencher o tempo com muitas coisas e se organizar melhor para priorizar o que é realmente importante.

De acordo com o psiquiatra, há uma relação entre ansiedade, compulsão alimentar e obesidade, o que prejudica a autoestima e vira um ciclo vicioso. Ele também disse que a ansiedade não necessariamente leva à síndrome do pânico.

Pessoas muito ansiosas podem ter mais doenças cardiovasculares, gastrointestinais (má digestão, intestino irritável e diarreia), depressão e acidentes corriqueiros, como no trânsito.

Aprender a respirar é fundamental para relaxar e viver melhor. Uma respiração mais lenta e profunda ajuda a equilibrar os níveis hormonais no cérebro e diminuir a sensação de ansiedade. Por isso, reeducar-se nesse sentido é importante.

Ajustar o horário mental com o cronológico pode ser um primeiro passo, afirmou Mello. Ele também comentou sobre ansiedade e hiperatividade em crianças.

G1

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627