Após regras da Anvisa, consumo da sibutramina cai 34,5% no Brasil

Publicado em segunda-feira, setembro 24, 2012 ·

O consumo da sibutramina no Brasil caiu 34,5% desde que a resolução proibindo o uso de emagrecedores derivados de anfetamina entrou em vigor, em dezembro do ano passado, apontou um relatório preliminar da Agência Nacional de Vigilância Sanitária sobre o impacto da medicação no país.

Editada em outubro de 2012, a resolução determinou a retirada dos emagrecedores anfepramona, femproporex e manzindol do mercado. A decisão foi baseada na insuficiência de dados que comprovassem a eficácia e segurança dos medicamentos. O cancelamento do registro da sibutramina também foi discutido na ocasião.

Defensores da proibição do remédio citavam resultados de um estudo europeu que indicava aumento de 16% no risco de enfarte entre pessoas que tomaram o medicamento.

A  Anvisa, no entanto, decidiu manter o registro do medicamento, mas com regras mais rígidas para a venda. Com a resolução, o remédio pode ser vendido somente se o paciente for informado pelo médico sobre riscos e contraindicações.

Desta forma, um termo de esclarecimento, assinado pelo paciente e pelo médico, passou a ser exigido, sendo que uma das vias têm de ser entregue com a receita médica, entre outras medidas de segurança.

Ainda ficou decidido que a sibutramina ficaria sob monitoramento durante o período de um ano. Dados de reações adversas deveriam ser apresentadas pelas indústrias e médicos.

[B]
[/B]

[B]Efeitos adversos [/B]

Segundo dados da Anvisa, desde dezembro do ano passado, foram registradas 12 notificações de efeitos adversos do remédio – seis deles considerados graves, relacionados a problemas cardiovasculares.

“Esse número de efeitos adversos, ainda que preliminar, demonstra que temos que tratar o assunto com bastante cuidado: 50% de casos graves é algo que nos chama a atenção”, afirmou o presidente do organismo, Dirceu Barbano.

[I]Arte VEJA[/I]

info-sibutramina

 

Agência Estado

Comentários

Tags : , , , ,

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco







Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br