Apenas 18% dos brasileiros comem quantidade ideal de fruta, diz CNA

Publicado em sexta-feira, agosto 19, 2011 ·

frutasPesquisa da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) indica que aponta que apenas 18,2% dos brasileiros comem a quantidade ideal de frutas por dia, 400 gramas, ou duas maçãs. A situação é mais difícil para quem come fora de casa.

Como alternativa, um restaurante de Dourados, a 225 quilômetros de Campo Grande, serve fruta como sobremesa. Cabe ao consumidor a escolha. “Geralmente eu pego doces, mas sei que seria melhor frutas”.

Em Dourados, a 225 quilômetros de Campo Grande, somente uma frutaria revende 30 toneladas de frutas por semana, sistema de trabalho que acompanha hábito da maioria dos consumidores, que prefere ir às compras semanalmente e levar fruta fresquinha para casa. “Adoro frutas. Fui no meu médico em Ponta Porã e ele falou que meu colesterol está alto e estou comendo verduras e frutas para controlar”, disse a dona de casa Anaurelina Xavier.

Na alimentação de adultos e crianças, as frutas ajudam a ter uma vida mais saudável e longe de doenças. A estudante Ludmila da Gama colocou a fruta no cardápio do filho.“Todo dia eu faço uma batida com banana”.

Os fornecedores são dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. O consumo é maior em dias mais quentes e varia de acordo com a época do ano. “O morango e as frutas cítricas são os campeões de venda neste período”, diz a gerente do estabelecimento, Rosangela Buza.

Este exemplo não reflete a realidade brasileira e está longe do recomendado pela Organização Mundial de Saúde. Pesquisa da Confederação Nacional da Agricultura aponta que apenas 18,2% dos brasileiros comem a quantidade ideal de frutas por dia, que seriam 400 gramas.

G1

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco







Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627