Anvisa lança guia para evitar doenças transmitidas por alimentos

Publicado em segunda-feira, Fevereiro 20, 2012 ·

cartilha_anvisa24136Segundo o órgão regulador, “há mais micróbios em uma mão suja do que pessoas em todo o planeta”. Pior: quando uma pessoa vai ao banheiro e não lava as mãos, ela dobra o número de micróbios entre os dedos.

Daí a importância do guia Anvisa, que pode conscientizar populações mais carentes ou mesmo pessoas que manipulam grande quantidade alimentos para servir refeições a grupos quanto aos riscos envolvidos na tarefa. Que começa com a escolha, depois armazenamento, preparo, limpeza e coleta de lixo ao final.

Bactérias na comida

Os micróbios podem ser divididos em vírus, bactérias e fungos. A maioria das DTA são provocadas pelas bactérias. Portanto, é preciso estar alerta já que as bactérias são responsáveis por quadros graves de saúde, como a temida infecção hospitalar, por exemplo.

Os micróbios se multiplicam nos alimentos quando encontram condições ideais de nutrientes, umidade e temperatura. Portanto, é preciso cuidado também no armazenamento, além do preparo das refeições.

Quando as condições do alimento são ideais para o micróbio, uma única bactéria pode se multiplicar em 130 mil durante apenas 6 horas. Daí a importância dos refrigeradores e balcões de self-service, mas esses equipamentos só evitam o perigo se estiverem na temperatura adequada: geladeira, abaixo de 5°C; balcão de self-service, acima de 60°C.

Também é preciso estar saudável quando a pessoa for preparar o alimento. Cortes e resfriados podem contaminar a comida. É importante ainda evitar tossir, espirrar ou mesmo “falar” demais quando se está manipulando o preparo da refeição.

A limpeza do local de trabalho é outro item fundamental à prevenção de DTA e inclui não permitir a proliferação de insetos como baratas ou ratos. Como manipular o lixo ou a correta higiene após ida ao banheiro são outros aspectos que o guia aborda com riqueza de detalhes.

Como encontrar o guia

As informações, organizadas em linguagem simples e ilustrada, são amplas, contemplam todos os aspectos do problema que pode desencadear verdadeiras epidemias em ambientes como um hospital, por exemplo, ou uma cantina de escola.

A Cartilha sobre boas práticas para serviços de alimentação pode ser encontrada no site da Anvisa.
Você pode baixar o documento no link:

http://www.anvisa.gov.br/divulga/public/alimentos/cartilha_gicra_final.pdf

vermelho.org

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS


















INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627