América do Sul e África: campeãs em desmatamento

Publicado em domingo, março 30, 2014 ·

desmatamentoEm razão da celebração do Dia mundial da Floresta, ocorrido no último dia 21 de março, a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) aproveitou a ocasião para divulgar dados alarmantes sobre desmatamento. Para a instituição, a divulgação das informações sobre dados florestais são de fundamental importância no intuito de combater o desmatamento florestal ilegal e a degradação dos bosques.

“Se queremos levar a sério o combate ao desmatamento, tendo em vista o desafio de desmatamento zero da FAO, deve ser a partir da disponibilidade de informação e dados fidedignos”, afirmou o diretor geral da entidade, José Graziano da Silva.

De acordo com informações coletadas por satélites e divulgadas pela FAO, a superfície florestal está diminuindo em escala mundial; as regiões mais afetadas, atualmente, estão na América do Sul e na África. O informe alerta que a superfície florestal reduziu cerca de 5,3 milhões de hectares por ano, o que corresponde, no período de 1999 a 2010, a uma perda líquida equivalente a quase quatro vezes o tamanho da Itália ou da Colômbia.

A FAO divulgou ainda que, em um período de 20 anos, a redução bruta das florestas e bosques correspondente a 15,5 milhões de hectares por ano foi compensada, parcialmente, pela expansão de 10,2 milhões de hectares por ano de florestas naturais.

Os dados apresentados pela FAO são resultado da organização de de estudo feito por pelo menos 200 especialistas de 107 países. O trabalho foi possível devido à colaboração entre a FAO, seus países membros e o Centro Comum de Investigação da Comissão Europeia (CCI).

A FAO, com vistas à celebração do Dia da Floresta, comemora também, em 2014, o Ano da Agricultura Familiar. Silva ressaltou que as comunidades florestas locais exercem um papel de extrema importância para a preservação das florestas e bosques. O coordenador da FAO acrescenta que os governos devem apoiar as populações vulneráveis e adaptar nessas comunidades novas políticas para a preservação do meio ambiente e das florestas.

 

 

Adital

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627