Aliados vão a Lula por mais espaço no governo Dilma

Publicado em terça-feira, novembro 12, 2013 ·

lulaO desembarque do PSB da estrutura do governo federal em setembro somado às saídas de ministros que se lançarão à disputa eleitoral de 2014 marcadas para dezembro têm provocado uma corrida de aliados por mais espaço na Esplanada. E quem tem sido procurado para costurar essas mudanças não é só a presidente Dilma Rousseff (PT), mas também o ex-presidente Lula. Ele tem recebido pleitos de partidos governistas para cargos no primeiro escalão em troca de apoio para a reeleição em 2014.

O PTB já avisou que deseja ocupar um ministério. PMDB e PP querem mais cadeiras. O PR pleiteia comandar o Ministério dos Transportes com controle absoluto. Há também movimentação dentro do próprio PT para não perder espaços de ministros petistas que concorrerão na disputa dos Estados. Alexandre Padilha (Saúde) disputará o governo de São Paulo; Fernando Pimentel (Desenvolvimento) tentará o governo de Minas, e Gleisi Hoffmann (Casa Civil) será candidata no Paraná.

Nessa segunda-feira (11), a presidente Dilma confirmou que fará “substituições” e não apenas a condução de secretários-executivos das pastas para a titularidade dos ministérios. Dilma deve iniciar as consultas em dezembro. Mas, no Planalto, já há incômodo com as reivindicações públicas feitas pelas lideranças dos partidos governistas. Há preocupação de que a reforma ministerial crie uma agenda negativa para Dilma por causa do forte tom de “toma-lá-dá-cá”.

 

 

brasil247

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627