Algodão de Jandaíra: “Novembro Azul” alerta para diagnóstico de doenças precoces

Publicado em quarta-feira, novembro 20, 2013 ·

 

NOvembro azul-ajCom o objetivo de alertar aos homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças crônicas, a prefeitura de Algodão de Jandaíra, a 153 km de João Pessoa, aderiu ao “Novembro Azul”, comemorado em várias cidades do mundo e lançado no último dia 14 de novembro devido ao Dia Internacional de Combate ao Diabetes. O tema da campanha – Um Toque, um Drible – pretende conscientizar os homens sobre a necessidade de se submeter a exames preventivos.

Nesta terça feira (19) cerca de cem homens compareceram a Unidade Básica de Saúde da cidade, a fim de participar da primeira ação integrada do projeto. O evento foi aberto com uma palestra do médico Dr. Diogo Marques Lima que exemplificou a importância das consultas e exames de rotina. Foram realizados também testes rápidos para a detecção de doenças como o HIV, sífilis e hepatite, com a enfermeira Eliete dos Santos; atendimento odontológico com o Dr. Jorge Eduardo e orientações e exames específicos com a enfermeira Emércia Eliane Azevedo.

NOvembro azul-aj. dentistajpgDe acordo com a secretária Adriana Karla Medeiros, o tabu e a resistência em convencer os homens de cuidar de sua saúde ainda é a maior dificuldade enfrentada pela equipe. Já o prefeito Humberto dos Santos disse que não só durante a campanha, mas em todos os meses do ano, o município deve se preocupar com a saúde masculina tendo em vista que o público que procura as unidades de saúde é composto quase que de sua totalidade por mulheres.

Na próxima semana, a prefeitura fará a culminância do projeto com mais uma ação integrada, reunindo o público da sede do município e da zona rural.

 

 

Ascom

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627