Agricultores familiares se reúnem e discutem melhoramento do Programa ‘Garantia Sagra’

Publicado em terça-feira, agosto 9, 2011 ·

reuniãoAs Associações Comunitárias de Solânea, município do Agreste paraibano, estiveram reunidas na última sexta-feira (5), no auditório do PETI. Vários agricultores compareceram.

A pauta central da discussão foi o melhoramento e aperfeiçoamento do ‘Garantia Safra’, que é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Segundo o secretário interino da Agricultura, Jorge Marcelo, o encontro serviu para esclarecer dúvidas a respeito do benefício, já que nos anos anteriores causou vários problemas aos agricultores familiares por falta de informações.

O secretário salientou que o governo federal tem a maior responsabilidade sob o programa, mas lembrou que se não houver apoio do governo municipal nada funciona. Acrescentou que o encontro tratou de outras problemáticas e ajudou a mostrar o quanto existe de respeito e dedicação, por parte do prefeito Francisco de Assis Melo (Dr. Chiquinho/PMDB) e da primeira dama Lúcia Lemos (dona Lucinha), com relação ao homem do campo.

Um quesito muito questionado pelos trabalhadores, sobretudo neste período chuvoso, é a situação das estradas. Dr. Chiquinho abordou o assunto. Disse que não há descuido dos órgãos municipais e que as chuvas impossibilitaram o conserto das vias, e que em breve tudo será resolvido. “Fizemos um estudo para que todas as estradas sejam consertadas no mais breve tempo possível”.

O chefe do executivo destacou que sempre esteve com as portas da prefeitura abertas para o agricultor, e que mesmo com as dificuldades que tem encontrado nunca virou as costas  para o homem do campo. “Uma das maiores preocupações é justamente a perca das safras, que quando não se perde com o sol se perde com as chuvas”, acrescentou.

O técnico responsável pela EMATER local, Antonio de Pádua, aproveitou a oportunidade para orientar os agricultores a fornecerem as informações corretas quando forem entrevistados no campo por órgãos municipais, estaduais e federais, objetivando facilitar o trabalho de todos, “pois tem direito quem cumpre seu dever”.

Redação/Focando a Notícia

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco







Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627