Agassiz Almeida e Francisco Julião são homenageados em Guarabira

Publicado em sábado, novembro 26, 2011 ·

Sessão1A Câmara de Guarabira (PB) realizou Sessão Especial, na sexta-feira (25), para prestar homenagens aos escritores e ex-deputados Agassiz Almeida e Francisco Julião (in memoriam) pela atuação em prol da reforma agrária no Brasil, particularmente no que se refere à colaboração para a organização das Ligas Camponesas no Nordeste.

Proposta pelo vereador Beto Meireles (PDT), o ato reuniu professores e estudantes; representantes do governo do estado, Alexandre Eduardo de Araújo (secretário executivo da Agricultura Familiar), e do deputado federal Luiz Couto, jornalista Antônio Balbino; juiz de direito Antônio do Amaral; diretor da UEPB (Campus III), Belarmino Mariano; entre outros.

SessãoAnacleto Julião, filho de Francisco Julião, e Agassiz Almeida receberam das mãos de Beto Meireles a comenda Dom Marcelo Pinto Carvalheiro. Os dois narraram, para uma plateia atenta, histórias que marcaram época. Agassiz descreveu, com saudosismo e riqueza de detalhes, os tempos vividos em Guarabira e a companhia de Osmar de Aquino. Anacleto citou livros como CAMBÃO A FACE OCULTA DO BRASIL e Isabela, para falar de seu pai. Também fez forte apelo para que “todos prossigam na luta”.

Um fato chamou atenção do público: dos dez integrantes da Casa Osório de Aquino só um esteve presente – o vereador Beto Meireles.

Sessão3

Homenagens semelhantes ocorreram nas Câmaras Municipais de Sapé, na terça (22), e em Mari, quarta-feira (23).

Redação/Focando a Notícia

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS




















Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627