Adversário do Campinense, Operário-PR é gerido por grupo de 42 empresários

Publicado em segunda-feira, setembro 14, 2015 ·

operarioFundado em 1º de maio de 1912, o Operário Ferroviário Esporte Clube, Alvinegro da cidade de Ponta Grossa-PR, será o adversário do Campinense nas oitavas de final da Série D do Campeonato Brasileiro. A agremiação é gerida atualmente por um grupo de 42 empresários, dentre os quais dois deputados, um estadual e outro federal.

O time paranaense ficou na segunda colocação do Grupo A-7, com 16 pontos distribuídos em cinco vitórias, um empate e duas derrotas, um aproveitamento de 66%. Seu último jogo foi ontem, em casa: vitória por 3 a 1 sobre o Resende-RJ.

Mesmo com uma campanha melhor do que a Raposa, o Fantasma, como vice-líder de chave, vai ter que fazer a primeira partida em casa e decidir a sorte jogando Amigão, em Campina Grande.

O duelo entre alvinegros e rubro-negros vai marcar o único choque de campeões estaduais em 2015 das oitavas. Se por um lado o Campinense conquistou o Paraibano no ano do seu centenário, do outro o Operário surpreendeu e atropelou o Coritiba no Paranaense, sagrando-se pela primeira vez campeão da elite daquele Estado.

ACOMPANHE O FOCANDO A NOTÍCIA NAS REDES SOCIAIS:

FACEBOOK                TWITTER                    INSTAGRAM

Sediado numa cidade com 350 mil habitantes, o Fantasma tem uma torcida presente e manda seus jogos no estádio Germano Krüger, que hoje tem capacidade para 8.620 expectadores. A praça esportiva tem gramado de boa qualidade, medindo 109m x 72m. Lá o Operário ganhou os quatro jogos que mandou nessa Série D: 2 a 1 no RB Brasil, 1 a 0 no Ypiranga-RS, 1 a 0 no Inter de Lages-SC e 3 a 1 no Resende.

O técnico da equipe é o catarinense Itamar Shülle, de 48 anos, que iniciou seu trabalho no OFEC em outubro de 2014. Em maio, o treinador chegou até a ser especulado no Grêmio, que acabara de demitir Felipão. O profissional trabalhou no futebol paraibano em 2010, quando comandou o Botafogo-PB.

Do time campeão paranaense nesse ano, além de Itamar, mais de 10 jogadores permaneceram no alvinegro, dentre eles o goleiro Guilherme, o lateral Peixoto, os zagueiros Juan Sosa, Micael e Douglas Mendes, ex-Treze, os volantes Chicão, Lucas e Jhonathan Silva, os atacantes Peixinho e Paulinho, além do meia Eliomar.

No nacional, Shülle tem escalado a equipe no esquema 4-4-2, utilizando a seguinte base: Paulo Sérgio, Fagner, Juan Sosa, Douglas e Edson; Chicão, Lucas, Julinho e Rennan; Gilvan e Rossi.

O meia Renatinho, campeão paraibano pelo Campinense, chegou a iniciar a competição como camisa 10 do Operário-PR, mas hoje é uma das alternativas do técnico no banco.

Atual gestão

O Fantasma de Vila Oficina (nome do bairro onde o clube foi fundado) é gerido por 42 empresários da cidade de Ponta Grossa através de uma associação chamada Amigos do Operário, que é presidida por José Álvaro Goes Filho, tendo Antonio Luis Mikulis como vice-presidente.

Entre esses colaboradores estão os parlamentaresPlauto Miró Guimarães Filho (primeiro secretário da Assembleia Legislativa do Paraná) e radialista e advogado Sandro Alex, deputado federal.

O grupo comanda os destinos do Operário-PR desde o início do ano passado.

No modelo de gestão adotado, a associação propõe que cada um dos 42 membros adquiram uma espécie de plano especial de sócio-torcedor, o qual custa R$ 2 mil por mês. Além disso, cada integrante precisa ainda angariar mais cinco sócios para pagar mensalmente R$ 500,00.

Fora isso, o Operário-PR conta com os planos para os sócios-torcedores comuns.

Histórico no Campeonato Brasileiro

Esta é a terceira participação do OFEC na quarta divisão nacional. Em 2010 a equipe ficou na sexta colocação, saindo para o Madureira-RJ nas quartas de final. No ano seguinte, o Operário-PR ficou na 24ª posição.

Atual 136º colocado no Ranking Nacional de Clubes da CBF, o time de Ponta Grossa-PR acumula ainda três participações na Série A do Brasileiro (1979, 1980 e 1989), duas na Série B (1990 e 1991) e duas na Série C (1992 e 1993).

 

paraibaonline

Comentários

Tags : , , , , ,

REDES SOCIAIS


















INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627