Imagens que constam no laudo do Corpo de Bombeiros (Crédito: Assessoria)
O Corpo de Bombeiros realizou uma vistoria técnica nesta segunda-feira, 23, em açude com mais de 750 metros quadrados no Sítio Jenipapo, que fica localizado no município de Lagoa Seca, região metropolitana de Campina Grande. O resultado foi um preocupante relatório que atesta o risco de rompimento do reservatório, o que segundo o comandante do 2º BBM (Batalhão de Bombeiros Militar), capitão Fábio Santos, pode causar uma calamidade na cidade de Campina Grande.
O alerta é do vereador Nelson Gomes (PRP), presidente da Câmara Municipal de Campina Grande, que de demonstrou muita preocupação com os termos do ofício de número 022/2011, de 24 de maio de 2011, assinado pelo capitão Fábio Santos. Gomes recebeu o Laudo de Vistoria Técnica nº 029, datado de 23 de maio de 2011, do açude.
O laudo pede que sejam tomadas as providências cabíveis no tocante a evitar o rompimento do referido reservatório que poderá “causar uma verdadeira calamidade na cidade de Campina Grande”.
No documento enviado ao presidente da Câmara informa-se que, no momento da vistoria do açude encontrava-se presente a Defesa Civil Municipal e vários representantes do comércio local.
O objetivo da vistoria constante no laudo foi de verificar as condições de segurança do Açude quando a quantidade de água acumulada.
Na vistoria realizada conforme solicitação, através de denúncias de possível transbordamento e rompimento do balde, constatou-se a existência de grande volume de água, ficando apenas 1,5m para transbordamento; observou-se a existência de capins e massames na sangria, impedindo o fluxo da água aumentando assim o nível do açude em aproximadamente 0,6m. Existência de formigueiro na declividade do reservatório. Constataram-se vazamentos de água em volume considerado. Existência de assoreamento ocasionado pela água que sai pela sangria.
O Corpo de Bombeiros concluiu o laudo nos seguintes termos: “Pelas circunstâncias encontradas “in loco”, emitimos parecer que, de acordo com as inspeções realizadas nas anomalias aparentes, constatadas visualmente que fica evidenciada a necessidade de afundamento da sangria, bem como corrigir as erosões e o vazamento, pois a não observância e providências cabíveis com o aumento das chuvas há probabilidade de rompimento do açude, causando grande calamidade na cidade de Campina Grande-PB, ao longo de todo o canal que vai do bairro do Alto Branco ao José Pinheiro”.
O documento é assinado pelos vistoriantes Laelson Silva – ST BM, Roberto Matias Borges Viana – ST BM e Antonio Ramalho Targino de Lima – Cap QOABM (Chefe do CAT/2º BBM).
Marcos Wéric com assessoria
WSCOM Online
Comentários