questões sociais

6 filmes para educar crianças sobre raça e representatividade

Publicado em quarta-feira, junho 10, 2020 ·

Pensar no desenvolvimento completo do seu filho é pensar também numa educação que contemple questões sociais, como os temas raciais. Isso tudo para que seu pequeno saiba desde cedo a importância desses assuntos para um convívio social respeitoso e consciente.

Uma forma acessível de introduzir esses assuntos na educação dos pequenos é através de filmes e animações. Pensando nisso, separamos uma lista de 6 filmes e animações infantis que abordam questões desde representatividade, ancestralidade até racismo. Confira abaixo:

1. Hair Love

A animação “Hair love” levou o Oscar de Melhor Curta Animado na premiação do início deste ano. O curta-metragem, dirigido por Matthew A. Cherry e produzido por Karen Rupert Toliver, retrata a história de um pai aprendendo a arrumar o cabelo de sua filha, que é crespo.

Confira mais sobre a animação Hair Love.

2. Super choque

A animação da DC dos anos 2000 se tornou muito popular no Brasil, pois inspirou muitas crianças negras que se viam representadas pelo Virgil. O personagem é um super herói negro que, apesar dos inimigos, tem uma vida comum de adolescente.

O episódio “Filho dos Pais” viralizou na internet por retratar uma situação de racismo ocasionado pai de seu amigo Richie, que fez diversos comentários ofensivos sobre afro-americanos.

Além disso, no episódio 29, Virgil viaja com sua família para Gana, na África, e conhece várias curiosidades históricas como a independência do país nas mãos dos ingleses em 1957.

Confira mais sobre Super Choque

3. A princesa e o sapo

A Disney também não fica de fora na representatividade. A história de A princesa e o sapo conta com uma protagonista negra, Tiana, que vive Nova Orleans, nos EUA e passa por diversas aventuras para conquistar seu restaurante dos sonhos.

Confira mais sobre A princesa e o sapo

4. Iemanjá Yemojá: A criação das ondas

A animação da produtora audiovisual Célia Harumi Seki explora o aspecto mitológico da cultura afro-brasileira. A história de Iemanjá mostra uma visão da vida e da evolução da humanidade originadas na África, fonte de uma cultura rica e enraizada no Brasil.

Confira a animação

5. Bino e Fino

O desenho nigeriano criado por Adamu Waziri conta a história de dois irmãos gêmeos que vivem na África subsaariana. A cada dia, eles descobrem aspectos diferentes sobre o mundo, vida e a história do continente.

A animação possui diversos episódios dublados em português no YouTube.

6. Nella, uma princesa corajosa

A animação da Nickelodeon conta a história de Nella, filha de pai negro e mãe branca. A princesa corajosa salva os cidadãos do reino de seus pais transformando-se em uma princesa-cavaleira. Ela faz isso com a ajuda de seus amigos, Trinket, Sir Garrett e Clod, que, juntos, resolvem mistérios e aprendem lições valiosas.

 

minhavida

 

 

Comentários

Tags : , , ,

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627