mercado

6 Dicas para obter mais sucesso com e-mail marketing

Publicado em quinta-feira, dezembro 6, 2018 ·

O e-mail marketing consiste na utilização do e-mail como ferramenta de Marketing Digital. O intuito com isso é criar e estabelecer um bom relacionamento com os clientes.

Entre as vantagens da utilização do e-mail marketing, é possível mencionar também uma melhoria nas vendas, ampliação de público e uma melhor interação entre clientes e empresa.

Ainda que seja bem diferente do indesejado spam, as campanhas de e-mail marketing também possuem a vantagem de serem interrompidas pelo cliente caso ele não queira mais receber as mensagens.

Esse é um fator positivo, pois demonstra que a empresa não deseja ser invasiva e respeita as opções do seu público. Além disso, se o cliente optar por não receber mais os e-mails, a empresa poderá avaliar o que não está correto com a campanha.

Dicas para o sucesso do seu e-mail marketing

Os motivos para você utilizar o e-mail marketing são vários. Um deles é a possibilidade de atingir vários clientes potenciais com um custo consideravelmente baixo.

Se você está pensando em criar um site ou um negócio digital, saiba que o e-mail marketing é um poderoso aliado nas estratégias de relacionamento.

Sendo assim, vale a pena prestar atenção em algumas dicas que irão trazer bons resultados. Veja algumas a seguir.

1 – Escolha um bom título

A opção por títulos atraentes em seus e-mails é um diferencial para fisgar a atenção do seu público. Lembre-se que diariamente o seu consumidor é bombardeado por vários tipos de informação na internet.

Nesse caso, poder contar com títulos chamativos já é um começo promissor.

Sendo assim, evite títulos sensacionalistas e exagerados, pois se o conteúdo não for coerente com o título, o consumidor irá se decepcionar.

O ideal é elaborar títulos objetivos e curtos, mas que despertem no leitor o desejo de ler o conteúdo e obter mais informações a respeito dele.  

Por isso, é recomendado optar por títulos com poucas palavras, no máximo dez. Além disso, é importante evitar a caixa alta, pois pode ser interpretado como um spam.

2 – Não se esqueça da responsividade

O design responsivo é um detalhe fundamental nos dias de hoje. A razão disso é bem simples: cada vez mais as pessoas acessam a internet por meio de dispositivos móveis.

Em uma época em que mais de 60% das pessoas abrem e-mail em aparelhos como smartphones e tablets, é fundamental que a mensagem possa ser lida em tais dispositivos.

Como a maioria das pessoas preza pela agilidade e rapidez na hora de navegar na internet, um e-mail sem design responsivo será devidamente ignorado.

Por isso, ao pensar em e-mail para os dispositivos móveis você deve avaliar a dimensão do texto, sempre priorizando a objetividade. Textos extensos não são adequados para mobile.

Até mesmo a posição do link deve ser levada em consideração. Sendo assim, em mobile, é pertinente que o primeiro link do texto seja visualizado acima da dobra, antes do usuário efetuar o scroll no e-mail.

3 – Capriche nos seus e-mails

É importante que diante de uma enxurrada de informações o seu e-mail seja algo diferenciado. Por essa razão, o visual é um detalhe valioso em se tratando de e-mail marketing.

É possível enviar e-mails com vídeos e até os divertidos emojis. Tais adereços aumentam o engajamento com a sua marca e estreitam o relacionamento com o seu público-alvo.

Um e-mail com visual próprio é uma forma de chamar a atenção, porém tenha cuidado para não cometer exageros. Lembre-se que o mais importante é destacar o conteúdo.

4 – Personalize os seus e-mails

Para estreitar ainda mais a mensagem entre você e o seu consumidor, é interessante enviar um e-mail que o chame pelo nome. Esse recurso torna a comunicação mais pessoal e direta.

Hoje em dia, quase todas as plataformas próprias para e-mail marketing possibilitam o uso de tags com o objetivo de “puxar” automaticamente o nome da pessoa.

5 – Utilize um endereço de resposta

Muitas pessoas não apreciam receber e-mails a partir de endereços do tipo “não-respondaessamengagem@site.com”. Isso, de certa forma, elimina uma boa possibilidade de interação.

Por isso, é válido utilizar um endereço de resposta válido. Ainda que seja trabalhoso responder muitos e-mails, você vai assegurar um bom relacionamento com o seu público.

6 – Pense na qualidade e não na quantidade

Não é solução ter uma lista com mais de 30.000 de e-mails se apenas uma ínfima parcela dessa quantidade de pessoas vai consumir as suas mensagens.

Nesse caso, utilize alguma plataforma de e-mail marketing com recurso de segmentação de público. O Mailchimp, por exemplo, é uma delas.

Sendo assim uma alternativa válida para eliminar os excessos é realizar uma limpeza na sua lista de e-mails a cada três meses.

Conclusão

Os e-mails continuam sendo uma das mais eficientes maneiras de interação quando o assunto é Marketing Digital. Eles são práticos, interativos e transmitem pessoalidade.

Por isso, siga as dicas citadas e obtenha o sucesso desejado com a sua campanha de e-mail marketing e jamais pratique spam em suas campanhas.

 

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS












INFORMA BREJO


INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627