trabalho remoto

5 erros que você comete ao fazer home office e como evitá-los

Publicado em quarta-feira, março 25, 2020 ·

A expansão do trabalho remoto no Brasil tem sido cada vez maior, refletindo uma tendência em crescimento no mundo todo. Segundo pesquisa realizada com mais de 1.800 diretores de RH em 16 países, o Brasil é o terceiro país do mundo com o maior crescimento da modalidade (47%), ficando atrás apenas de Singapura (50%) e China (54%).

O home office é positivo não só para o equilíbrio entre rotina de trabalho e pessoal dos funcionários, mas também para as próprias empresas. Atuar remotamente também reflete em maior produtividade e mais economia com despesas como luz, água, suprimentos, transporte, entre outros.

No entanto, é preciso entender que trabalhar de casa ou de qualquer outro lugar requer organização, estrutura e comprometimento para que os resultados sejam positivos para o colaborador e para a empresa. Por ser um formato relativamente novo, ainda é comum que alguns erros sejam cometidos, podendo comprometer o rendimento e até mesmo a entrega do trabalho, além de prejudicarem a saúde do trabalhador. Veja os principais erros cometidos por quem faz home office e como contorná-los!

1) Não investir em uma boa cadeira

Vale a pena investir em uma boa cadeira ergonômica para o seu escritório em casa. Esqueça o improviso nesse caso. Optar por cadeiras comuns, banquinhos ou poltronas que não são próprias para escritório pode render problemas sérios a curto, médio e longo prazo, além de piorar quadros já existentes, como hérnia de disco e outros problemas. A cadeira ideal deve ter encosto alto, braços para apoio e regulagem de altura. .

2) Não separar um espaço para trabalhar

Nada de notebook no colo para trabalhar no sofá! Além de, obviamente, ser desconfortável e pode interferir na saúde da coluna, como explicamos acima, não ter um espaço adequado para trabalhar pode trazer problemas em relação à organização do trabalho. Independentemente da quantidade de dias determinados para o home office, é essencial ter um cantinho específico para desenvolver as tarefas. Existem mesas para computador que ocupam pouquíssimo espaço e já resolvem a questão (e não esqueça da cadeira!).

3) Não planejar a rotina

Trabalhar em casa oferece uma flexibilidade muito maior de horários. Fica mais fácil e viável levar e buscar os filhos na escola, preparar as refeições, e até mesmo realizar tarefas como ir ao mercado ou ao banco. Mas, espere! Tudo isso pode atrapalhar e até inviabilizar a rotina diária de trabalho se não houver um planejamento diário. Dá para fazer tudo? A resposta é: depende da sua organização. Coloque na ponta do lápis quanto tempo de trabalho você precisará para realizar as tarefas da semana, e em quais momentos do dia cabem outras tarefas da sua rotina. Dessa forma, seu tempo será otimizado e seu dia renderá muito mais.

4) Trabalhar muitas horas seguidas

Como o home office e sem a necessidade de sair do espaço físico do trabalho, com a rotina de se deslocar até a residência, muitas pessoas acabam extrapolando as horas de trabalho sem perceber. O que deveria ser uma modalidade para trazer mais qualidade de vida acaba trazendo sobrecarga de trabalho – e isso é ainda mais comum para quem é prestador freelancer, que recebe conforme o que produz. Portanto, atenção: planeje seus horários de trabalho sempre que possível, de forma a não ultrapassar as 8 horas diárias recomendadas.

5) Não investir no seu conforto

Além da questão da ergonomia e de como ela impacta na saúde do corpo, improvisar demais na estrutura do home office com a meta de economizar dinheiro pode desencadear baixa produtividade e impactar seriamente na qualidade de vida. Portanto, lembre-se: seu canto tem que ser muito bem planejado! Além de uma cadeira e mesa específicas para este fim, invista em uma luminária de mesa, suporte para notebook (que deixe o computador na altura certa), apoio para pés e o que mais for necessário para trazer conforto e organização ao seu dia a dia. Bom trabalho!

 

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS
















INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627