mercado de trabalho

5 carreiras de sucesso que não precisam de faculdade

Publicado em sexta-feira, março 29, 2019 ·

Até pouco tempo atrás, para entrar no mercado de trabalho e se destacar, o profissional precisava ter feito um curso superior. Áreas como Direito, Medicina e Administração eram as mais bem-sucedidas.

Agora essa realidade mudou. O sucesso profissional não está condicionado à realização de uma faculdade. Por isso, se uma pessoa deseja mudar de área, não tem problema. Talvez seja possível utilizar as habilidades em outro setor, sem precisar fazer um curso quatro ou cinco anos.

Confira quais são as profissões que mais estão se destacando atualmente e que não requerem diploma superior!

Fotografia

Apesar de existir o curso superior de Fotografia, há excelentes profissionais dessa área que não fizeram a faculdade. Essa área exige mais conhecimento técnico e habilidades do que teoria.

Quem tem uma habilidade nata com a câmera e adora registrar os momentos pode pensar nessa alternativa. Mais importante do que ter um bom equipamento, é encontrar um nicho a seguir. O profissional pode, por exemplo, focar em imagens de casamento, bebês ou até lojas.

DJ

É apaixonado por música? Já pensou em trabalhar em festas e eventos? Você não precisa de um grande músico ou ter uma banda para isso. Comprando ou alugando os aparelhos certos e fazendo alguns cursos (pode ser on-line), é possível começar a oferecer o serviço de discotecagem.

Para ganhar experiência, você pode se oferecer para tocar em eventos dos amigos e da família. Ter um perfil atraente nas redes sociais também ajuda a conquistar mais contatos.

Detetive particular

Muita gente não sabe, mas a carreira de detetive particular não requer uma formação específica. Muitos dos melhores detetives inclusive nem fizeram faculdade.

Nessa carreira, o que vale é ser uma pessoa discreta, atenta aos detalhes e bastante curiosa. Além do trabalho individual, esses profissionais também podem atuar em investigações policiais, se o cliente autorizar e o delegado permitir.

Personal stylist

Para quem gosta de moda e de se comunicar, uma opção de carreira diferente é a de personal stylist. Nessa área, o profissional ajuda os clientes a identificar o próprio estilo e a escolher peça para cada tipo de evento.

O personal stylist também deve estar atento em toda a composição do visual, incluindo o cabelo e a maquiagem. Fazer cursos de curta duração e ter um blog ou portfólio na internet ajuda a conquistar mais trabalhos.

Vendedor

Embora a profissão de vendedor não seja nova, ela ganhou outros nichos nos últimos anos. Além de roupas, sapatos e eletrodomésticos, o profissional pode se especializar na venda de serviços, cursos e pacotes de viagem.

Falar bem, ter bom poder de persuasão e saber identificar oportunidades são algumas das características que um bom vendedor ou consultor deve ter. Não basta ler o script da descrição do produto. É preciso mostrar para o cliente o porquê aquilo que está sendo oferecido pode fazer a diferença na vida dele.

 


Aline Matos

 

Comentários

Tags : , ,

REDES SOCIAIS














INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627