3º Encontro Nacional de Blogueiros será em Salvador (BA) em 2012

Publicado em terça-feira, junho 21, 2011 ·



BlogProgCom a presença do ex-presidente Lula, o jurista Fábio Konder Comparato, o ministro Paulo Bernardo, a deputada Luiza Erundina e outros nomes importantes na defesa da democratização das comunicações no Brasil, encerrou-se o 2º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas no domingo, 19.

O evento reuniu 349 ativistas virtuais de 21 estados do país na Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), em Brasília. A transmissão on-line, pela TVT, contou com mais de 30 mil acessos. Foram três dias de encontro para discutir temas como a regulação da comunicação, o marco civil da internet, a neutralidade na rede, o Plano Nacional de Banda Larga e a censura contra a blogosfera.

Na abertura, sexta-feira, 17, Lula marcou presença. “Não poderia deixar de vir aqui”, disse o ex-presidente, o primeiro a conceder uma entrevista a blogueiros, ou “brogueiros”, como ele brincou. “Não vou esquecer nunca o papel que vocês tiveram na defesa da liberdade de expressão.”

Ainda no primeiro dia de encontro, o ministro Paulo Bernardo falou sobre os planos do governo Dilma e respondeu a uma série de questionamentos dos blogueiros, especialmente sobre a banda larga. Esta é, segundo o ministro, uma prioridade. Ele defendeu a massificação do acesso, com uma velocidade de 1Mbps a R$ 35. No entanto, Bernardo alegou dificuldades para a banda larga pública. “O que vamos fazer com os 5 mil provedores que existem hoje?”, questionou.

O ministro ainda ressaltou questões orçamentárias, que, em sua opinião, deveriam priorizar áreas como saneamento e habitação. A blogueira Maria Fro e outros blogueiros defenderam o direito à banda larga pública, que é um instrumento para a população denunciar e cobrar outros direitos.

O ministro disse ser a favor da regulação da mídia e afirmou que será uma batalha para aprovar o marco no Congresso Nacional. Paulo Henrique Amorin, do blog Conversa Afiada, destacou que o governo anterior não avançou nas comunicações e disse que a posição do ministro e do governo Dilma “não nos encoraja”. “Não podemos perder a perspectiva, nosso objetivo é a liberdade de expressão.”

Aplaudida de pé, a deputada Luíza Erundina (PSB-SP) deu uma injeção de ânimo, chamando as pessoas a se mobilizarem para terem conquistas. Ela destacou que apesar de o Brasil estar há 8 anos com um governo popular, “a correlação de força não mudou”.  E criticou o que chamou de “desordem institucional que se expressa na deficiência do processo político”. Isso porque, segundo a deputada, o Legislativo não legisla, enquanto o Executivo utiliza medidas provisórias para aprovar suas propostas e o Judiciário tem decidido vários temas importantes para o país.

Uma presença que atraiu grande interesse dos participantes foi a de José Dirceu. “Só estou aqui por causa do blog”, disse no início de sua fala. “Estamos vivendo um grande momento, como mostra esse encontro. Faço parte desse movimento. E estou disposto a travar essa luta junto.”

O 2º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas contou com debates sobre a reforma agrária, mulheres na blogosfera, sindicalismo na era da internet e as redes sociais na eleição de Ollanta Humala, com a presença de peruanos que participaram do processo no país vizinho. O blogueiro Enio, do PTrem das Treze, foi o homenageado deste ano.

Próximo Encontro será na Bahia

Na plenária final, os participantes definiram que o próximo Encontro de Blogueiros Progressistas será em Salvador (BA) em maio de 2012. “Ficamos preocupados com o que está acontecendo com o PNBL, com o marco regulatório, por isso já será no ano que vem”, afirmou Altamiro Borges, presidente do Centro de Estudos Barão de Itararé. O objetivo é que haja encontros estaduais, regionais e municipais. Desde o I Encontro, no ano passado, foram realizados 14 estaduais e dois regionais, reunindo quase 2 mil pessoas.

Os Blogueiros também aprovaram uma carta cobrando o marco regulatório dos meios de comunicação, um PNBL que ofereça internet de alta velocidade e universalize o acesso num regime público, a total neutralidade da rede, aprovação do marco civil da internet e uma campanha nacional de solidariedade aos blogueiros perseguidos e censurados, estabelecendo como meta a criação de um “Fundo de Apoio Jurídico e Político”.

Em relação à organização do evento, serão criadas comissões regionais no país. A Comissão Organizadora Nacional terá um membro de cada região do país, mais um membro da Bahia, um de Brasília e mais uma representante do movimento feminista.

Revista Fórum

Com Adriana Delorenzo

Foto: André Vieira
Focando a Notícia

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS













ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627