20 hábitos que podem estragar a roupa durante a lavagem

Publicado em domingo, dezembro 7, 2014 ·

lavar-roupaManchas, desgastes prematuros nos tecidos e peças deformadas estão entre as consequências mais comuns de roupas mal cuidadas na hora de lavar. Para garantir peças sempre limpas e com cara de nova, não basta jogar na lavadora. Pequenos detalhes como colocar a quantidade certa de sabão em pó e amaciante, desabotoar camisas e esquecer as peças na máquina estão entre os erros mais comuns ao cuidar das roupas em casa. Veja estas e outras dicas para não detonar o guarda-roupa.

CURTA o FOCANDO A NOTÍCIA no Facebook

1- Exagerar na quantidade de sabão em pó, alvejante ou/e amaciante. Esse erro básico pode deixar as roupas duras ou manchar tanto peças escuras quanto coloridas.

2- Não diluir o sabão antes de colocar na máquina ajuda a evitar manchas pelo acúmulo do produto.

3- Esfregar demais pode trazer efeito contrário ao desejado e esgarçar o tecido. Dê atenção às etiquetas para não errar na força.

4- Misturar peças claras e escuras é um dos erros mais graves.

5- O mesmo cuidado vale para tecidos delicados e encorpados. Assim, sempre separe camisolas e lingeries de calças jeans, por exemplo.

6- Desrespeitar as programações da máquina em relação ao tempo e às fibras dos tecidos. As instruções têm razão de ser .

7- Encher a máquina além do limite pode reduzir o impacto da rotação da máquina sobre as peças e não permitir a limpeza efetiva.

8- Usar alvejante em roupas sujas. O momento correto é depois de lavá-las. Para livrar-se de manchas, use um produto específico para isso antes de colocar a peça na máquina.

9 – Não usar saquinhos próprios ao lavar roupas íntimas, quando combinadas com outras peças (ainda que da mesma cor e fibra) .

10- Lavar sutiãs de bojo soltos, sem suportes próprios para que a espuma e o aro não estraguem.

11- Lavar na máquina peças que pedem lavagem a seco.

12- Fechar os botões de camisas. Isso pode esgarçar as casas e danificar a peça.

13- Não fechar os zíperes das calças jeans antes de lavar. Isso pode danificar a costura. Na hora de secar, lembre-se de colocar os bolsos para fora.

14- Lavar toalhas e lençóis juntos. Isso pode gerar bolinhas na roupa de cama e enchê-la de felpas .

15- Lavar roupas de bebês com amaciante, o que pode gerar alergias. Para cortar o efeito, substitua-o por uma colher de chá de vinagre branco no primeiro enxágue.

16- Demorar para pendurar a roupa depois de lavada. Muitas manchas e mau odores surgem desse péssimo hábito.

17- Lavar roupas excessivamente sujas, como meias e calças sujas de barro, com outras peças. A sujeira de uma pode ‘grudar’ na outra.

18- ‘Esquecer’ as roupas de molho. O excesso pode gerar efeito contrário e fazer as sujeira ‘grudar’ ainda mais nas peças.

19- Deixar a máquina desnivelada, ‘sambando’ pela lavanderia. Isso reduz a potência da lavagem e pode danificar o aparelho permanentemente.

20- Esquecer de lavar periodicamente a máquina. Ela também acumula sujeira, que pode passar para as roupas.

 

iG

Comentários

Tags : , , ,

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco







Focando a Notícia -
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br