‘A sociedade do bem viver, pela vida grita a terra’ é tema de seminário em Campina Grande

Publicado em sexta-feira, agosto 5, 2011 ·

Campina_Grande_vista_aerea“Dialogar com a igreja e a sociedade à construção da sociedade do bem viver” é um dos objetivos que a coordenação das Pastorais Sociais de Campina Grande, Paraíba, região do Nordeste brasileiro, quer alcançar na realização do seminário “A Sociedade do Bem Viver, pela vida grita a Terra… Por direitos todos nós” programado para o dia 6 de agosto, no auditório do Centro Pastoral da Catedral, no centro da cidade. Estão sendo aguardadas cerca de 70 pessoas de distintas organizações locais e também de outros estados. O evento é gratuito e aberto ao público.
Para Roberto Jefferson, coordenador da Escola Diocesana de Fé e Política Dom Manuel Pereira e das Pastorais Sociais de Campina Grande, o seminário será uma oportunidade de reunir a sociedade, pastorais e movimentos para discutir a sociedade que queremos. “Não desejamos uma sociedade de consumo, mas que seja capaz de superar a crise econômica e ecológica”, comenta.
O seminário também será um espaço para divulgação do 17º Grito dos/as Excluídos/as que acontecerá em setembro deste ano. Pastorais Sociais, movimentos e organizações da sociedade civil de todo o país, estão se mobilizando para a construção do Grito e de um Projeto Popular para o Brasil.
O evento também estará em sintonia com outros assuntos de grande impacto para o país como o evento Rio+ 20 e o Encontro da ONU sobre desenvolvimento sustentável e a “Cúpula dos Povos da Rio + 20 por justiça social e ambiental, que prevê a mobilização da população contra os megaeventos, especialmente a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, que se realizarão no Brasil.
Segundo Marcelo, essas iniciativas deverão se firmar como espaços de articulação permanentes, mesmo depois de os eventos acontecerem. “É necessário dar continuidade à reflexão sobre as ações que acontecem no mundo com a igreja, sociedade, afirmando que o atual modelo consumista não ajuda na construção da sociedade do bem viver”, afirma.
Participam da organização do seminário a coordenação do Grito dos/as Excluídos e Excluídas, a Dimensão Sócio-transformadora e a Escola de Fé e Política da Diocese de Campina Grande.

Programação


Durante o seminário haverá uma apresentação do 17º Grito dos/as Excluídos/as 2011 e em seguida será realizada uma mesa redonda com a temática central do evento. Para debater sobre o tema foram convidados o filósofo e teólogo José Luis Sepúlveda e a economista Laudiceia Araújo.
Na ocasião, também haverá o lançamento do livro “Direito Ambiental, Luta Social e Ecossocialismo”, do vereador e coordenador da Frente Ambientalista Municipal de Fortaleza (CE), João Alfredo Telles Melo. O evento está previsto para encerrar ao meio dia, depois de serem feitos os encaminhamentos resultantes dos debates.
Para mais informações: (83) 3321-5892.


Jeane Freitas
Do Adital
Focando a Notícia

Comentários

Tags :

REDES SOCIAIS











ARTICULISTAS
Ramalho Leite
Karlos Thotta
Padre Bosco





INSTAGRAM @focandoanoticia


Focando a Notícia - CNPJ: 11.289.729/0001-46
Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio
jornalismo@focandoanoticia.com.br
(83) 99301.2627